Brasil

Morre Amazonino Mendes, ex-governador Amazonas, aos 83 anos

Filiado ao Cidadania, o político chegou a disputar o cargo de chefe do Executivo estadual novamente nas eleições de 2022

Amazonino Mendes: ex-governador do Amazonas vinha enfrentando problemas de saúde desde o fim do ano passado (Governo Amazonas/Divulgação/TSE/Reprodução/Marcos Oliveira/Agência Senado)

Amazonino Mendes: ex-governador do Amazonas vinha enfrentando problemas de saúde desde o fim do ano passado (Governo Amazonas/Divulgação/TSE/Reprodução/Marcos Oliveira/Agência Senado)

AO

Agência O Globo

Publicado em 12 de fevereiro de 2023 às 11h56.

O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, morreu na manhã deste domingo aos 83 anos. O político estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 25 de dezembro. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde o político deve ser sepultado.

Amazonino Mendes vinha enfrentando problemas de saúde desde o fim do ano passado. Em novembro, ele chegou a ser internado para tratar uma crise de diverticulite - inflação no intestino grosso - e uma pneumonia.

Em dezembro, o político foi novamente hospitalizado por conta de uma piora no no quadro respiratório. À época, o ex-governador chegou a receber uma visita do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que passava por exames médicos de rotina no mesmo hospital antes da posse.

Filiado ao Cidadania, o político chegou a disputar o cargo de governador na última eleição, ficando em terceiro lugar na disputa, com 355 mil votos. Se eleito, esta seria a quinta vez que Amazonino ocuparia o cargo de chefe do Executivo estadual.

Acompanhe tudo sobre:AmazonasMortesPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Câmara vai instalar comissão especial que deve discutir voto distrital misto

Desabamento de teto de igreja histórica de Salvador deixou ao menos um morto e seis feridos

Ministra da Gestão diz que Lula 'está muito preocupado' com estatais após empresas registrarem rombo

'Não há pesquisa que dê certo com dois anos de antecedência', diz Lula sobre cenário de 2026