Moraes determina novo bloqueio de perfis do podcaster Monark
A decisão atinge os perfis de Monark no Instagram, no Telegram, no Twitter, no Discord e no Rumble
Agência de notícias
Publicado em 14 de junho de 2023 às 18h07.
O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), determinou o bloqueio das contas do podcaster Monark em cinco redes sociais e aplicativos. Moraes afirmou que o influenciador divulgou notícias falsas sobre o STF e o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), e que desrespeitou um outro bloqueio que já havia sido determinado.
A decisão atinge os perfis de Monark no Instagram, no Telegram, no Twitter, no Discord e no Rumble. Os perfis devem ser bloqueados no prazo de duas horas, sob risco de multa de R$ 100 mil por dia.
- Wilson Sons: controlador avalia futuro do negócio e venda não é descartada
- Confira os jogos de hoje, terça-feira, 13; onde assistir ao vivo e horários
- Netflix registra aumento de assinaturas após cobrar por compartilhamento de senhas
- Governo fixa novos valores de financiamento do Fies para curso de medicina
- Decisão sobre Braskem será tomada no devido momento, diz presidente da Petrobras
- Holanda x Croácia hoje; veja horário e onde assistir ao vivo
"Assim, se torna necessária, adequada e urgente a interrupção de eventual propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática mediante bloqueio de contas em redes sociais", afirmou o ministro em sua decisão.
Decisão de Moraes
A decisão de Moraes foi tomada após a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE informar que Monark conduziu uma entrevista com o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), na qual teriam sido "difundidas notícias falsas sobre a integridade das instituições eleitorais".
Após os atos golpistas do dia 8 de janeiro, Moraes já havia determinado o bloqueio de contas do podcaster no Youtube, Instagram, Telegram, Twitter, TikTok e Rumble. Entretanto, Monark criou novos perfis.
Ao criar a nova conta no Twitter, ele próprio fez referência ao bloqueio, dizendo que abriu o perfil porque "aparentemente a minha censura nas redes sociais será permanente"