Brasil

Lula pede ao Congresso retirada do PL de Bolsonaro que libera garimpo em terra indígena

Enviado ao Congresso por Bolsonaro em fevereiro de 2020, o projeto foi criticado por ambientalistas, classe artística, Ministério Público e políticos

Mesmo assim, chegou a avançar na Câmara (getty/Getty Images)

Mesmo assim, chegou a avançar na Câmara (getty/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 31 de março de 2023 às 11h10.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Congresso Nacional que retire de tramitação o Projeto de Lei 191/2020, que foi assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para permitir garimpo e outras explorações industriais em terras indígenas. O pedido de Lula está formalizado em mensagem publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31.

Exploração de terras indígenas

Enviado ao Congresso por Bolsonaro em fevereiro de 2020, o projeto foi criticado por ambientalistas, classe artística, Ministério Público e políticos. Mesmo assim, chegou a avançar na Câmara. Em março do ano passado, ganhou tramitação sob o regime de urgência, depois da aprovação de requerimento apresentado pelo então líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PP-PR). Com isso, o projeto está pronto para seguir um rito célere, indo direto para votação em plenário, sem precisar passar por comissões.

O texto de Bolsonaro prevê "estabelecer as condições específicas para a realização da pesquisa e da lavra de recursos minerais e hidrocarbonetos e para o aproveitamento de recursos hídricos para geração de energia elétrica em terras indígenas e institui a indenização pela restrição do usufruto de terras indígenas".

Acompanhe tudo sobre:TerrasIndígenasGarimpeiros

Mais de Brasil

STF tem maioria para manter decisão de Dino que liberou emendas com regras mais rígidas

Alexandre de Moraes cobra manifestação da PF em inquérito que investiga Elon Musk

Esmeralda avaliada em R$ 1 bilhão será leiloada em Salvador