Brasil

Lula chega a Bruxelas para Cúpula da Celac-UE, que ocorre segunda e terça

Segundo o Planalto, as mudanças do clima, o comércio e desenvolvimento sustentável, além da inclusão social serão temas discutidos no evento

Lula: presidente viaja à Europa.  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lula: presidente viaja à Europa. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de julho de 2023 às 14h14.

Última atualização em 16 de julho de 2023 às 16h42.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Bruxelas, informou a assessoria do Palácio do Planalto. Lula desembarcou na capital da Bélgica neste domingo, 16, para participar da III Reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) - União Europeia (UE), que ocorre nesta segunda, 17, e terça-feira, 18.

Segundo a Presidência, a última reunião entre os líderes das duas regiões ocorreu em 2015. "O encontro propiciará oportunidade para a retomada do diálogo de alto nível sobre temas de interesse comum e os desafios da atualidade", afirmou em nota. A expectativa é de que participem do encontro os Chefes de Estado e de Governo ou representantes de alto nível dos 33 países da América Latina e do Caribe e dos 27 membros da União Europeia.

Ainda de acordo com o Planalto, entre os temas das discussões estão mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia; transição energética, transformação digital; migrações; reforma da arquitetura financeira internacional; luta contra o crime organizado; e cooperação para o desenvolvimento.

Abertura de mesa de negócios

Há previsão também de Lula participar da abertura da mesa de negócios União Europeia - América Latina e Caribe nesta segunda, 17. O evento reunirá representantes do setor privado, de bancos de financiamento e líderes políticos para "explorar oportunidades de investimentos em áreas prioritárias, como energia renováveis, transporte, infraestrutura, digitalização e conectividade", informou a Presidência brasileira.

"A União Europeia aproveitará a ocasião para apresentar sua nova agenda de investimentos para a América Latina, no âmbito da recém-lançada Estratégia 'Global Gateway Investment Agenda', com foco na área de transição verde e digital", afirma ainda a nota.

Agenda presidencial durante o evento

Na segunda-feira, o primeiro compromisso de Lula é um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, às 9h, no horário local (4h em Brasília). Logo depois, Lula participa da sessão de abertura do fórum empresarial União Europeia-América Latina e, ainda pela manhã, tem reunião com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.

No começo da tarde da segunda, Lula tem encontro com o rei dos Belgas, Filipe, e com o primeiro-ministro do Reino da Bélgica, Alexander de Croo, e reunião com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

A partir das 15h30, Lula estará nos eventos da Celac-UE. Primeiro, participa da cerimônia de boas-vindas às delegações da Celac, depois da abertura da III Cúpula Celac-UE. À noite, ele participa de recepção com apresentação musical e jantar de gala.

Na terça-feira (18), o presidente tem café da manhã com lideranças de partidos progressistas; participa da sessão plenária da III Cúpula Celac- UE; tem almoço de trabalho e, por último, reunião com a primeira-ministra do Reino da Dinamarca, Mette Frederiksen.

Na quarta-feira (19), antes do retorno ao Brasil, Lula concede entrevista coletiva no Hotel Wiltcher's Steigenberger, às 8h30, no horário de Bruxelas (3h30 de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaUnião Europeia

Mais de Brasil

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula