Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 26 de março de 2025 às 17h05.
Última atualização em 26 de março de 2025 às 17h24.
A pesquisa do instituto Futura Inteligência, empresa daApex Partners, divulgada nesta quarta-feira, 26, mostra que se a eleição presidencial de 2026 fosse realizada hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria em apenas um dos três cenários de primeiro turno em que seu nome é testado.
O levantamento simulou diversos cenários de primeiro e segundo turno sobre o pleito do próximo ano.
No primeiro cenário, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera com 41,9% das intenções de voto, ante 31,7% do petista. Em uma segunda simulação, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) e Lula aparecem empatados tecnicamente, com a ex-primeira dama à frente numericamente com 35,3% ante 29,9% do presidente.
No último cenário, Lula lidera com 31% ante 24,3% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A pesquisa ainda simulou três cenários com do vice-presidente Geraldo Alckmin como nome do governo para disputar o próximo pleito. Alckmin fica na segunda posição em disputas contra Bolsonaro e Michelle, mas fica à frente de Tarcísio.
Nomes como dos governadores Ratinho Junior e Ronaldo Caiado estão na simulação, mas não passam de 15% cada um nos três cenários.
A pesquisa simulou cenários de segundo turno com Lula contra todos os possíveis nomes da oposição. Hoje, o petista não superaria nenhum adversário.
No confronto Bolsonaro, o ex-presidente lidera com 51,1%, enquanto Lula registra 37,3%. Contra Michele Bolsonaro, Lula aparece com 37,3%, enquanto Michele lidera com 48,5%.
Em disputas contra os governadores, Lula aparece tecnicamente empatado contra Caiado, Ratinho Jr. e Tarcísio.
Cenário 1
Cenário 2
Cenário 3
Cenário 4
Cenário 5
Cenário 6
Cenários 2º Turno
2º Turno - Lula x Jair Bolsonaro
2º Turno - Lula x Ronaldo Caiado
2º Turno - Lula x Michelle Bolsonaro
2º Turno - Lula x Ratinho Jr
2º Turno - Lula x Tarcísio
2º Turno - Tarcísio x Geraldo Alckmin
2º Turno - Bolsonaro x Geraldo Alckmin