Brasil

Ipec: Confiança no presidente é a maior desde 2012, mas abaixo dos maiores índices já registrados

Presidente alcançou 50 pontos, nove pontos percentuais maior do que o governo de Jair Bolsonaro

Lula: governo atual está longe dos índices de 2009 e 2012 (Cláudio Kbene/PR/Flickr)

Lula: governo atual está longe dos índices de 2009 e 2012 (Cláudio Kbene/PR/Flickr)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 18 de julho de 2023 às 19h28.

Nos primeiros meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a confiança dos brasileiros no presidente da República atingiu o maior patamar desde 2012, segundo levantamento do Ipec divulgado nesta terça-feira, 18.

O petista somou 50 pontos no Índice de Confiança Social, que possui uma escala de zero, que representa nenhuma confiança, a cem, muita confiança. O número atual é nove pontos percentuais maior do que o registrado em 2022, último ano da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o índice foi de 48. Em 2020, ano em que começou a pandemia de covid-19, a confiança no chefe do Executivo registrou uma leve queda para 46 pontos e, posteriormente, passou para 32 pontos em 2021. No ano eleitoral, em 2023, foram 41 pontos.

A situação de Lula pode mudar?

Mesmo com o melhor resultado desde 2012, Humberto Dantas, cientista político da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), disse que a figura do presidente da República ainda está "muito longe de recuperar" o que era entre os anos de 2009 e 2012, quando o índice de confiança nos chefes do Executivo estavam acima de 60 pontos. Durante o primeiro ano de mandato, em 2011, por exemplo, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) alcançou um patamar de 60 pontos.

Além disso, Dantas ressaltou a proximidade entre os índices alcançados por Lula e Bolsonaro nos respectivos primeiros anos de mandato. "O presidente da República agora tem 50 pontos. É o melhor resultado desde 2012, mas o novo patamar é muito parecido com o primeiro ano de Bolsonaro com 48 pontos e muito longe daquele Lula e Dilma maior ou igual a 60 pontos, no pico de 2009 a 2012", afirmou.

A pesquisa também mostra um cenário positivo para organizações políticas. O Congresso Nacional, pela primeira vez na série histórica, alcançou a marca de 40 pontos no índice de confiança. Os partidos políticos, por sua vez, chegaram aos

34 pontos, também o maior nível. O Índice de Confiança Social começou a ser mensurado em 2009.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Em evento na Zona Sul, Eduardo Paes cobra retomada do abastecimento de água em 28 bairros do Rio

Dino libera pagamentos de emendas suspensos após Congresso aprovar novas regras

STF começa a julgar militarização das escolas de SP em meio a debate sobre adesão ao modelo

Inmet emite alerta laranja de 'perigo' para tempestades que devem atingir 9 estados; veja previsão