Jornalista freelancer
Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 07h30.
Última atualização em 21 de dezembro de 2023 às 11h35.
São tantas documentações e itens para se levar em consideração na hora de se aposentar, que é normal ficar confuso. Mas, mais do que isso, alguns documentos precisam ficar atualizados ao longo da vida do trabalhador para que ele não tenha dificuldades para realizar a solicitação da aposentadoria, e esse é o caso do CNIS.
É de suma importância que o CNIS esteja atualizado para que a aposentadoria seja alcançada. Te mostraremos aqui, com um passo a passo simples, todas as formas de acesso ao extrato CNIS e demais dúvidas sobre o documento.
O CNIS, ou Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um documento emitido pelo INSS que reúne todas as contribuições previdenciárias da vida do cidadão que é contribuinte e os centraliza em um único cadastro.
O serviço, que é do Ministério da Previdência Social, contém dados desde 1976 sobre vínculos empregatícios, e desde 1979 reúne dados de contribuintes individuais.
O CNIS é um dos mais importantes registros que devem estar atualizados na hora de dar entrada no pedido de aposentadoria.
Caso os dados do contribuinte não estejam por completo no registro CNIS, provavelmente a solicitação de aposentadoria seja indeferida pelo INSS.
Portanto, para não ter problemas na hora de se aposentar, é necessário que você atualize os dados pessoais no cadastro CNIS, sempre que possível.
Elaboramos um passo a passo para você consultar o extrato CNIS pela internet, confira:
Caso o sistema esteja fora de área, você também pode ligar no número 135.
Para consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais pelo site do Banco do Brasil é super simples, veja detalhadamente o passo a passo que separamos. Entre no app do Banco do Brasil ou site e siga as etapas a seguir.
Já pelo site da Caixa, você deve:
Também é possível consultar o PIS pelo site do CNIS. Separamos um passo a passo para te ajudar a encontrar o campo de solicitação no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais:
Ainda não há a possibilidade de retificar o CNIS pelo app do INSS, mas após a solicitação dele, você poderá verificar o status pelo app da Previdência.
Basta telefonar para o número 135 da Previdência Social e verificar a agência da previdência social mais próxima à sua casa.
Após isso, você poderá verificar a "tarefa", assim chamada pelo INSS, dentro do app. Lá, você também poderá reunir os documentos necessários para a retificação.
Em caso de inconsistência de dados ou algum processo judicial pendente relacionando empresas e o tempo de trabalho/contribuição, o pedido de aposentadoria pode ser indeferido.
Neste caso, o contribuinte deve reunir mais documentos que comprovem o vínculo empregatício e, portanto, a possibilidade de se receber o benefício.
Se a sigla PEXT aparecer, referindo-se a eventuais problemas judiciais que envolvam as duas partes, é necessário que o problema seja resolvido na justiça, tendo o parecer do juiz anexado aos documentos necessários na hora de se solicitar a aposentadoria.
O Extrato do CNIS também serve para que os beneficiários consigam acompanhar suas contribuições da previdência e seus recebimentos, como aposentadoria e pensão.
Para consultar o extrato do CNIS utilizando o seu CPF, basta seguir os passos a seguir: