Brasil

Governo quer realizar até três leilões para grandes ferrovias em 2025, diz ministro dos Transportes

Entre as ferrovias estão a Leste-Oeste e o Anel Ferroviário, que está em vias de conclusão

Renan Filho, ministro de Transportes (Leandro Fonseca/Exame)

Renan Filho, ministro de Transportes (Leandro Fonseca/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de junho de 2024 às 16h46.

O ministro de Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira que o governo quer realizar entre dois a três leilões em 2025 voltados para grandes ferrovias. Uma delas é a ferrovia Leste-Oeste, segundo o ministro, a fim de facilitar a integração da produção e exportação brasileira.

A outra é a do Anel Ferroviário, que está em vias de conclusão, e que prevê integrar as malhas ferroviárias da região Sudeste.

— Esse ano, devemos ter 12 leilões de rodovias na Bolsa de Valores de São Paulo que devem levantar algo em torno de R$ 180 bilhões. E, no próximo ano, vamos levar dois ou três leilões para grandes ferrovias no Brasil — disse Renan Filho.

Em evento que reúne líderes e investidores árabes no Rio, o ministro de Transportes enfatizou que o Brasil tem um “pipeline” de projetos arrojados, com uma economia complementar às dos países do Oriente Médio. E conclamou que os investidores que aqui alocarem recursos terão retorno garantido:

— Aqueles que vierem ao Brasil terão retorno do seu capital. E, além do retorno, garantirão a segurança alimentar do planeta — afirmou. — Se o Brasil exporta alimentos mais baratos, sobretudo insumo para produção de proteína animal, isso signifca também colaboração para conter a inflação internacional. Tudo isso com sustentabilidade ambiental. Por isso, oferecemos grandes oportunidades.

Renan Filho participou de um painel sobre cadeias de fornecimento globais e gargalos logísticos em meio às tensões geopolíticas no Fórum de Investimentos Prioridade 2024. O encontro reúne líderes, investidores e CEOs globais no Copacabana Palace, no Rio.

Acompanhe tudo sobre:Ministério dos TransportesGoverno LulaRenan Filho

Mais de Brasil

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação

'Enem dos concursos' terá novo cronograma anunciado nesta quinta

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada

PT pede arquivamento de projeto de lei que anistia condenados pelo 8 de janeiro