Brasil

Fluxo de veículos em estradas com pedágio cresce 1,3% em maio ante abril, diz ABCR

A taxa é resultado de avanços tanto no segmento de veículos leves (0,8%), quanto no de pesados (1,9%)

Na comparação com maio do ano passado, o fluxo total de veículos cresceu 5,9%, com altas disseminadas entre leves (7,2%) e pesados (2,4%) (ALEX SILVA/Agência Estado)

Na comparação com maio do ano passado, o fluxo total de veículos cresceu 5,9%, com altas disseminadas entre leves (7,2%) e pesados (2,4%) (ALEX SILVA/Agência Estado)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de junho de 2023 às 11h44.

O fluxo de veículos em estradas com pedágio cresceu 1,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e da Tendências Consultoria Integrada divulgados nesta sexta-feira, 9.

A taxa é resultado de avanços tanto no segmento de veículos leves (0,8%), quanto no de pesados (1,9%). Na comparação com maio do ano passado, o fluxo total de veículos cresceu 5,9%, com altas disseminadas entre leves (7,2%) e pesados (2,4%).

Em nota, os analistas da Tendências Thiago Xavier e Davi Cardoso avaliam que os avanços em ambos os segmentos estão ligados às condições macroeconômicas do País. "A tendência de pesados segue captando a demanda de fretes para escoamento da produção agropecuária, o que tem contrabalanceado os efeitos negativos da menor demanda por bens de consumo industriais."

Nos leves, os analistas destacam que o índice tem apresentado "elevado nível de aquecimento", ainda que apresente ritmo mais fraco na margem em comparação aos pesados. "O cenário capta o ambiente preponderantemente favorável ao consumo familiar de serviços não essenciais, principalmente pelas famílias de renda mais alta. Além disso, tem contribuído o menor patamar de preços dos combustíveis e a redução das pressões inflacionárias, especialmente quando comparados com igual período do último ano" avaliam.

O fluxo total de veículos em estradas com pedágio acumula crescimento de 6,3% em 2023 e 4,8% nos últimos 12 meses, de acordo com a ABCR. Nestes dois períodos, respectivamente, os veículos leves cresceram 8,2% e 6,0% e os pesados, 0,8% e 1,2% em ambas as leituras.

Estados

Em São Paulo, o fluxo total de veículos cresceu 1,3% em maio ante abril, com altas de leves (1,1%) e de pesados (3,2%). Na comparação com maio de 2022, o trânsito total de veículos cresceu 6,5%, com altas disseminadas entre leves (7,5%) e pesados (3,5%).

No acumulado do ano, o fluxo total de veículos cresceu 7,0% nas estradas paulistas, com alta de 8,7% de leves e 1,4% de pesados. Em 12 meses, o trânsito total de veículos avançou 6,0%, com altas de 7,0% de leves e 2,5% de pesados.

No Rio de Janeiro, o fluxo de veículos subiu 1,3% na margem em maio, com crescimento de leves (0,7%) e pesados (1,3%). Na comparação com o mesmo mês de 2022, o trânsito de veículos cresceu 4,2%, com avanços em leves (5,1%) e pesados (0,2%).

No acumulado do ano, o fluxo total de veículos aumentou 4,1% nas estradas fluminenses, com alta de 4,9% de leves e queda de 0,1% em pesados. Em 12 meses, o trânsito total de veículos avançou 2 2%, com altas de 2,5% de leves e 0,7% de pesados.

Acompanhe tudo sobre:VeículosTrânsitoEstradasPedágio

Mais de Brasil

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas