Brasil

Preocupação do brasileiro com violência cresce em quase um ano e chega a 19%, aponta Genial/Quaest

A pesquisa mostra que o percentual de brasileiros que apontam a violência como o principal problema do país quase dobrou em um ano

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 10 de julho de 2024 às 10h27.

Última atualização em 10 de julho de 2024 às 11h29.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

Os brasileiros apontam que a economia, a violência e as questões sociais são os principais problemas do país, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10. As três preocupações estão empatadas tecnicamente.

De acordo com o levantamento, a economia é a maior preocupação para 21% da população, oscilação negativa de dois pontos percentuais em relação à pesquisa de maio. O assunto vem em uma tendência de queda, passando de 31% em abril de 2023 para 21% na pesquisa atual.

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, a melhora na percepção da economia entre os mais pobres reflete na perda do protagonismo da economia como uma grande preocupação da população.

A violência, por outro lado, vem em uma tendência de alta como a maior preocupação. Em abril de 2023, o assunto era apontado por apenas 12% dos brasileiros, em agosto chegou a 10%, e agora, no levantamento deste mês, atingiu 19%.

As questões sociais, que foram apontadas por 22% dos entrevistados em abril de 2023 como principal problema do país, caíram para até 13% no decorrer de 2023, e voltaram a subir a partir de maio de 2024, chegando a 18% em julho de 2024.

Veja as maiores preocupações dos brasileiros, segundo a Quaest:

  • Economia: 21%
  • Violência: 19%
  • Questões sociais: 18%
  • Saúde: 15%
  • Corrupção: 12%
  • Educação: 8%

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de julho. Foram 2.000 entrevistas presenciais com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaPesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Força-tarefa extingue 30 pontos de queimada no Pantanal, diz Marina

CCJ do Senado adia votação da PEC do marco temporal de áreas indígenas

Aprovação de Lula volta a subir e chega a 54%, aponta Genial/Quaest

Lula diz que reduzir déficit sem comprometer capacidade de investimento é compromisso do governo

Mais na Exame