Doria enxuga comitê de saúde contra a covid-19 e dispensa 12 profissionais
Alguns profissionais dispensados dizem que foram pegos de surpresa com a mudança e temem demora em decisões contra a variante Delta
Gilson Garrett Jr
Publicado em 18 de agosto de 2021 às 13h29.
Última atualização em 18 de agosto de 2021 às 13h29.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou, nesta quarta-feira, 18, o fim do Centro de Contingência da Covid-19 e a criação do chamado Comitê Científico. Na prática, houve a redução dos membros do grupo de 21 para 9 especialistas em saúde pública. O comitê é responsável por orientar as medidas do governo paulista no combate ao coronavírus.
- Como a vacinação impacta os investimentos?Aprenda a investir no EXAME Academy
“Ao longo dos últimos 18 meses eles contribuíram para salvar vidas dos brasileiros. Para este comitê, convidamos nove membros para integrarem o grupo. São as mesmas pessoas, porém em um número menor. Diante de uma queda acentuada de casos, internações e felizmente óbitos, não há necessidade de se mobilizar 21 pessoas para fazer aquilo que nove pessoas podem fazer com o mesmo grau de eficiência, no estágio atual da pandemia”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
O comando do comitê permanece com Paulo Menezes e João Gabbardo. Também continuam no grupo David Uip, José Medina, Geraldo Reple Sobrinho, Carlos Carvalho e Luiz Carlos Pereira Júnior, Eloisa Bonfá e Esper Kallas. Todos os profissionais trabalham sem remuneração, assim como já era o funcionamento do Centro de Contingência.
Na terça-feira, 17, Doria disse, em uma entrevista coletiva, que o grupo ficaria com sete profissionais, mas nesta quarta o anúncio subiu para nove especialistas. Reservadamente, alguns profissionais dizem que foram pegos de surpresa com a mudança e temem demora em algumas decisões contra a variante Delta, mais transmissível.
Em entrevista nesta quarta-feira, João Gabbardo, coordenador-executivo do grupo, disse que o comitê vai continuar tomando as decisões para prevenir o avanço da covid-19 e que os antigos membros serão consultados. “O trabalho ainda é duro”, afirmou.
Fim da quarentena
A última recomendação do Centro de Contingência foi o fim da quarentena no estado. Desde o dia 17 de agosto, todos os estabelecimentos podem abrir com 100% da capacidade (antes eram 80%) e em qualquer horário. Apesar disso, o uso de máscara continua obrigatório, assim como o distanciamento de um metro entre as pessoas.
Até então proibidos, feiras corporativas, convenções, congressos, exposições em museus e eventos sociais, como casamentos, jantares, festas de debutantes e formaturas, também estão liberados, seguindo os mesmos protocolos que valem para os estabelecimentos. Pistas de danças estão proibidas.
Casas de shows podem abrir desde que sejam na modalidade restaurante e garantindo o distanciamento. Shows de médio e grande porte, como em estádios, continuam proibidos, mas o estado realiza eventos-teste para avaliar os riscos de transmissão.
Casas noturnas, por enquanto, permanecem fechadas. A previsão é de que estes espaços voltem em novembro, somente para pessoas com esquema vacinal completo.
O que possibilitou a maior abertura econômica até o momento foi o avanço da vacinação. O primeiro estado a imunizar uma pessoa contra a covid-19 atingiu a marca de 93% de toda a população adulta, com mais de 18 anos, imunizadas com pelo menos a primeira dose. Mais de 30% dos paulistas estão com o esquema completo de duas doses - ou dose única - e totalmente protegidos.
O reflexo direto dessa alta proporção de vacinados pode-se ver nos hospitais. As taxas de ocupação de leitos para pacientes com a covid-19 nunca estiveram tão baixos. Segundo dados da Secretaria da Saúde, a ocupação de UTI em todo estado é de 42%, e de 27% em leitos de enfermaria. Na grande São Paulo, 41% dos leitos de UTI estão ocupados.
Toda semana tem um novo episódio do podcast EXAME Política, que te deixa ainda mais informado sobre a covid-19. Disponível abaixo ou nas plataformas de áudioSpotify,Deezer,Google PodcastseApple Podcasts