Brasil

Defesa Civil emite alerta para tempestades com rajadas de vento e granizo na Grande Porto Alegre

Estado foi atingido por onda de temporais e enchentes nesse período em 2023 e em maio deste ano

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de setembro de 2024 às 08h47.

Última atualização em 23 de setembro de 2024 às 09h07.

Tudo sobreRio Grande do Sul
Saiba mais

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu  um alerta para tempestades com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo na região da Grande Porto Alegre nesta segunda-feira, 23. O órgão orienta a população a buscar proteção em ambientes seguros, isolar os locais com janelas e portas fechadas e proteger animais. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança no clima no estado acontece por conta da chegada de uma frente fria.

Em um comunicado também da Defesa Civil neste domingo, um alerta para o risco de inundação foi emitido. Até quarta-feira, diversas regiões do estado poderão ter acumulados de chuva de até 300 milímetros. Em quatro dias, pode chover o correspondente ao volume somado de dois meses.

Os 300 mm correspondem à soma do que chove em junho e julho historicamente em Porto Alegre, que são dois dos três meses de maior precipitação na região. A situação mais preocupante se refere às regiões da Campanha, Sul, Litoral Sul e Costa Doce.

Além da precipitação, os ventos são sinal de alerta, pois podem chegar a até 80 km/h. Os temporais também poderão vir acompanhados de descargas elétricas. Segundo o MetSul, também há risco de granizo no Oeste e Sul do território, além das regiões próximas à Lagoa dos Patos e da Grande Porto Alegre.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do Sul

Mais de Brasil

BYD planeja produção de carros elétricos no Brasil até março de 2025 e 20 mil empregos até 2026

Dino irrita Congresso com novas regras para emendas; governo tenta evitar prejuízos ao pacote fiscal

Hugo Motta defende que Congresso não negocie prerrogativas com STF

Novos casos de violência policial chamam atenção em São Paulo; Tarcísio promete “providências”