De volta a Brasília, Pacheco deve costurar acordos da CPMI do 8 de janeiro
Pacheco deixou a capital federal na última quarta-feira. Foi para Londres, onde participou do Lide Brazil Conference
Agência de notícias
Publicado em 24 de abril de 2023 às 16h01.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), volta a Brasília no fim da tarde desta segunda, 24, e deve se dedicar aos acordos necessários para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito ( CPMI ) que investigará os ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro. Pacheco deixou a capital federal na última quarta-feira. Foi para Londres, onde participou do Lide Brazil Conference.
Líderes de bancada do Senado aguardam do presidente da Casa, que também chefia o Congresso Nacional, uma definição sobre a presidência e a relatoria da CPMI. Não há obrigatoriedade, mas a praxe das comissões mistas é que cada um desses cargos fique com integrantes de uma das Casas. O acordo político será entre Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que ficou em Brasília no fim de semana.
- Simone Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento
- Para Haddad, CPMI dos atos golpistas não deve atrapalhar agenda econômica do governo
- Fux dá cinco dias para AGU e PGR se manifestarem sobre decretos do saneamento
- Ricardo Cappelli será nomeado interinamente como secretário-executivo do GSI
- Rodrigo Pacheco não garante sessão do Congresso para criar comissão sobre atos antidemocráticos
- Lula sanciona mudanças na Lei Maria da Penha; saiba o que muda
Quando a CPMI do 8 de janeiro será criada?
A comissão será criada na quarta-feira, 26. Em seguida, Os blocos partidários da Câmara e do Senado indicam os integrantes. Serão 15 deputados e 15 senadores titulares, de acordo com o requerimento de criação do colegiado.
Quando metade mais um dos integrantes tiverem sido indicados, o congressista mais velho do colegiado convoca a sessão de instalação - quando é eleito o presidente, que designa o relator.
Deputados têm demonstrado preferência pela presidência da comissão. No Senado, ainda não há uma tendência consolidada sobre qual cargo reivindicar. As bancadas se reunirão nos próximos dias para definir os congressistas que participarão da CPMI.