Brasil

David Almeida tem 37%, Amom Mandel, 17%, e Roberto Cidade, 15%, em Manaus, aponta Quaest

O atual prefeito também lidera com 16% das intenções de voto na pesquisa espontânea. O número de indecisos sobe para 62% nesse cenário

A pesquisa Quaest foi registrada no TSE AM-09882/2024 e realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 23 e 25 de agosto (Foto: (Dhyeizo Lemos/Semcom e Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)) ((Dhyeizo Lemos/Semcom e Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)/Reprodução)

A pesquisa Quaest foi registrada no TSE AM-09882/2024 e realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 23 e 25 de agosto (Foto: (Dhyeizo Lemos/Semcom e Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)) ((Dhyeizo Lemos/Semcom e Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução)/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de agosto de 2024 às 14h14.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O atual prefeito e pré-candidato à reeleição David Almeida (Avante) lidera a corrida eleitoral para a prefeitura de Manaus, conforme pesquisa Quaest, contratada pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, e divulgada nesta segunda-feira, 26. Almeida tem 37% das intenções de voto, uma diferença de 20 pontos sobre o segundo colocado, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que registra 17%.

Na sequência está o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), terceiro colocado com 15% das intenções de voto. Pela margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do Cidadania está tecnicamente empatado com o adversário do União Brasil e também com o Capitão Alberto Neto (PL), que tem 12%. 

A pesquisa também aponta um empate técnico na quarta colocação entre Capitão Alberto Neto e Marcelo Ramos (PT), que tem 7%. Ele é seguido por Wilker Barreto (Mobiliza) com 3%. O candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) não pontuou.

Intenções de voto em Manaus:

  • David Almeida (Avante): 37%
  • Amom Mandel (Cidadania): 17%
  • Roberto Cidade (União Brasil): 15%
  • Capitão Alberto Neto (PL): 12%
  • Marcelo Ramos (PT): 7%
  • Wilker Barreto (Mobiliza): 3%
  • Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0%
  • Indecisos: 4%
  • Brancos/Nulos/Não vai votar: 5%

Espontânea e rejeição

O instituto também pesquisou a intenção de votos espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados. O atual prefeito também lidera com 16% das intenções de voto. Na segunda posição está Roberto Cidade com 8%. Amom Mandel tem 6%, Capitão Alberto Neto, 4% e Marcelo Ramos com 1%. Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos não pontuaram.

Os indecisos somam, contudo, 62% e os votos brancos, nulos e que não votarão outros 3%. A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre os candidatos em que eles não votariam de jeito nenhum. O nome mais rejeitado, segundo o instituto, é o de Marcelo Ramos, com 48% das menções críticas. O candidato do PT é seguido por Wilker Barreto com 34% e Roberto Cidade com 33%.

O atual prefeito tem 36% de rejeição e Amom Mandel e Capitão Alberto Neto têm 31% cada. Gilberto Vasconcelos tem 15%. A pesquisa Quaest foi registrada no TSE AM-09882/2024 e realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Pesquisas eleitoraisManaus

Mais de Brasil

Gilmar Mendes retira discussão sobre mineração em terras indígenas de conciliação do marco temporal

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo