Brasil

Corinthians x Palmeiras: quem tem o melhor estádio?

Veja como se comparam Arena Corinthians e Allianz Parque, os estádios de Corinthians e Palmeiras inaugurados em 2014


	Croata comemora gol contra do Brasil durante partida na Arena Corinthians, pela Copa do Mundo de 2014
 (Murad Sezer/Reuters)

Croata comemora gol contra do Brasil durante partida na Arena Corinthians, pela Copa do Mundo de 2014 (Murad Sezer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2014 às 08h34.

São Paulo - Nos últimos 6 meses, a cidade de São Paulo ganhou duas novas casas do futebol. Corinthians e Palmeiras inauguraram seus novos estádios para a alegria dos torcedores: a Arena Corinthians e o Allianz Parque.

Além de serem palco para os jogos de seus times, os estádios também já sediaram eventos internacionais. A Arena Corinthians virou Arena São Paulo para receber seis jogos da Copa do Mundo 2014

Já o Allianz Parque teve seu gramado coberto para receber os milhares de fãs do beatle Paul McCartney em sua passagem por São Paulo. 

No entanto, quando se fala de Palmeiras e Corinthians, é impossível deixar a rivalidade de lado. Agora de casa nova, torcedores dos dois times vivem comparando um estádio ao outro, na tentativa de descobrir qual é o melhor.

A verdade é que as duas novas arenas têm características bem parecidas e padrões elevados de qualidade. Veja a seguir a comparação:

Custo

(Ricardo Stuckert/CBF)

Arena Corinthians: segundo o clube, a obra custou 985 milhões de reais. Deste montante, 400 milhões de reais foram financiados pelo BNDES que serão pagos pelo Corinthians a partir de 2015. 

Os demais recursos são oriundos de outros empréstimos (R$ 165 milhões) assumidos pelo Fundo de Investimento Imobiliário, além dos R$ 420 milhões de CIDs (Certificados de Incentivos de Desenvolvimento) - incentivos fiscais concedidos pela Prefeitura de São Paulo. 

Além disso, o clube gastou ainda 90 milhões de reais em obras necessárias para adaptar o estádio para a Copa do Mundo. 

Allianz Parque: segundo a WTorre, que bancou o estádio, a obra custou 630 milhões de reais. O montante inclui também as obras no prédio da administração e nas quadras poliesportivas do clube. Em troca, a WTorre terá o direito de explorar comercialmente a arena por 30 anos. 

Naming Rights

(Divulgação/ Allianz Parque)

Arena Corinthians: o clube ainda não conseguiu fechar nenhum acordo, mas segue buscando. 

Allianz Parque: a WTorre fechou um acordo com a seguradora Allianz que pagará 300 milhões de reais por 20 anos de exposição.

Tamanho e capacidade
 

(Friedemann Vogel/Getty Images)

Arena Corinthians: o estádio tem 190 mil m² de área construída e tem capacidade para receber 48 mil pessoas. Não são todos os lugares que têm cobertura. 

Allianz Parque: a casa palmeirense tem 140 mil m² de área construída e pode receber até 43,6 mil pessoas em cadeiras cobertas. 

Camarotes

(Divulgação/ Allianz Parque)

Arena Corinthians: 89 unidades.

Allianz Parque: 160 unidades.

Acesso 

(Beatriz Souza/ EXAME.com)

Arena Corinthians: o acesso ao estádio pode ser feito por duas estações de metrô (Arthur Alvim e Corinthians-Itaquera) ou pela estação Corinthians-Itaquera da CPTM, que abriga também um terminal de ônibus. De todos os jeitos, o torcedor tem que caminhar cerca de 800 metros até as entradas do estádio.

Allianz Parque: a estação de metrô mais próxima ao estádio é a Palmeiras/Barra Funda que está a 800 metros da arena. A estação tem também um terminal de ônibus e uma estação da CPTM.

Estacionamento

(Divulgação/ Allianz Parque)

Arena Corinthians: 2.549 vagas.

Allianz Parque: 2.000 vagas.

Campo

(Reuters/Tony Gentile)

Arena Corinthians: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura - padrão Fifa. A distância entre o campo e as arquibancadas é de 9 metros. 

Allianz Parque: 105 metros de comprimento por 68 metros de largura - padrão Fifa. A distância entre o campo e as arquibancadas é de 14,6 metros.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCorinthiansEsportesEstádiosFutebolItaquerãoMetrópoles globaisPalmeirassao-paulo

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que abre brecha para policial infiltrado cometer atos ilícitos em operações

Com maioria formada, STF decide hoje sobre impedimento de Moraes em ação de Bolsonaro

Projeto aprovado na Câmara desmonta pilares do Estatuto do Desarmamento; entenda

Pacheco afirma que pacote de gastos e celulares nas escolas devem ser votados antes do recesso