Brasil

Ciclone extratropical da Argentina causa chuva forte no Sul e chega a São Paulo na terça-feira

De acordo com o ClimaTempo, as pancadas de chuva começam nesta segunda-feira, mas a queda da temperatura será mais acentuada a partir de quarta-feira

Publicado em 15 de abril de 2024 às 11h42.

Última atualização em 15 de abril de 2024 às 11h50.

O ciclone extratropical intenso formado na Argentina, que provoca fortes chuvas e temporais no sul do Brasil, deve chegar a São Paulo na terça-feira, 16, e causar chuvas e queda de temperatura nos próximos dias, segundo o Clima Tempo. O Inmet emitiu um alerta de perigo para a reunião com duração até terça-feira, 16.

A mudança no tempo no estado será a primeira mais acentuada deste outono. Ela é causada por um bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos, como o ciclone argentino, que estão criando um clima de instabilidade persistente na Região Sul, especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com o ClimaTempo, as pancadas de chuva começam nesta segunda-feira, mas a queda da temperatura será mais acentuada a partir de quarta-feira, 17. O deslocaento da frente fria deve permitir a entrada de uma massa de ar frio, que deve provocar menores temparaturas na cidade. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sudeste e leste de São Paulo estão previstas pancadas de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm.

Nesta segunda, é previso pancadas de chuva persistentes sobre as áreas do oeste paulista, mas de maneira isolada, intercalando períodos de melhora. A capital paulista deve ter um dia de sol com chance de chuva isolada a partir da tarde.

Em áreas do centro-leste e nordeste do estado de São Paulo, como Campinas, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto, não há previsão de chuva. No litoral o predomínio é de sol, mas pode ter chuva passageira no fim do dia.

Veja a previsão do tempo para SP hoje

  • Segunda-feira (15/4): 21°C a 30°C (pancadas de chuva à tarde)
  • Terça-feira (16/4): 20°C a 29°C (pancadas de chuva à tarde)
  • Quarta-feira (17/4): 21°C a 28°C
  • Quinta-feira (18/4): 18°C a 27°C (pancadas de chuva à tarde)
  • Sexta-feira (19/4): 14°C a 24°C
  • Sábado (20/4): 14°C a 26°C
  • Domingo (21/4): 15°C a 26°C

Na cidade de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura paulistana, as chuvas estão abaixo do esperado para este mês. Os dados mostram que abril acumulou até este sábado 9 milímetros, o que corresponde a 14,1% dos 63,9 mm esperados para o mês.

Com os índices de umidade acima de 50%, a previsão é de chuvas rápidas e isoladas na capital. Nos próximos dias, o cenário deve continuar sem alteração, com umidade elevada.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasFrio

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo