Brasil

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo

Parte litorânea do Nordeste segue sendo única região sem chuva neste fim de ano

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de dezembro de 2024 às 07h17.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A região central do Brasil segue sofrendo com chuvas intensas neste fim de ano. Para esta quinta-feira, 26, a previsão é de pancadas no Centro-Oeste e em parte da região Norte, porém, ainda com precipitação, só que mais moderada, do litoral catarinense até o Amapá. A exceção segue sendo o Nordeste — especialmente a faixa litorânea —, que segue com tempo firme.

A partir desta quinta e até a próxima segunda, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando e será responsável pela ocorrência de volumes significativos de chuva em diversas regiões do Brasil, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Climatempo. O período será marcado por "um cenário de chuvas volumosas".

Para esta quinta, o aviso de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cobre toda a região Centro-Oeste (exceto o sul do Mato Grosso do Sul), além do Tocantins, do leste do Amazonas e da porção centro-sul do Pará.

Este mesmo aviso cobre o sul dos estados do Piauí do Maranhão e o leste da Bahia. O restante da região Nordeste, contudo, terá tempo firme, com máximas de 31°C em Natal, Aracaju e João Pessoa e de 32°C em Fortaleza, Maceió, Recife e Salvador. Teresina pode registrar até 36°C.

O Inmet também emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas (de até 50mm) em uma faixa que vai do estado de São Paulo, cobrindo partes de Minas e o Sul fluminense, e se estendendo pela região Norte do Acre até o Amapá — apenas com o estado de Roraima fora da área deste aviso.

Na cidade do Rio, a temperatura pode chegar aos 32°C, permanecendo a possibilidade de pancadas de chuva isoladas. A previsão é a mesma para a capital paulista, que deve registrar máxima de 25°C, e para Belo Horizonte (máxima de 26°C). Vitória será exceção no Sudeste, com sol entre nuvens , mas sem previsão de chuvas.

No Sul, a temperatura cai em Curitiba (máxima de 21°C) e em Florianópolis (24°C), com possibilidade de chuva fraca. Em Porto Alegre, os termômetros podem chegar aos 28°C, também com chance de pancadas de chuvas isoladas. Para o litoral sul do estado, o Inmet também emitiu um alerta sobre a intensificação dos ventos o que pode resultar na movimentação de dunas de areia sobre construções na orla.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoBrasilSudesteSulCentro-Oeste

Mais de Brasil

Rio cria canal para denúncias de trabalhadores em calor extremo

Senado aprova projeto que libera emendas bloqueadas em primeira sessão presidida por Alcolumbre

Entenda os argumentos da PGR para denunciar Bolsonaro e outras 33 pessoas por tentativa de golpe

Onda de calor faz consumo de energia bater recorde no Sudeste e Centro-Oeste, diz ONS