Exame Logo

Celso de Mello pede parecer da PGR sobre pedido de impeachment de Heleno

Pedido se refere à fala do ministro que disse que solicitação para apreender celular de Bolsonaro teria "consequências imprevisíveis"

Augusto Heleno: ministro disse que apreensão de celular de Bolsonaro teria "consequências imprevisíveis" (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2020 às 20h46.

O ministro Celso de Mello , do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quinta-feira manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre pedidos de impeachment do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno , por crime de responsabilidade e de enquadramento na Lei de Segurança Nacional, apresentados por deputados petistas e pelo PDT.

Veja também: “Ninguém está pensando em intervenção militar”, diz Augusto Heleno

Veja também

Os pedidos referem-se à nota, divulgada na semana passada, em que Heleno classificou de inconcebível o pedido de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro em notícia-crime no inquérito que analisa a suposta interferência do presidente na Polícia Federal. Heleno afirmou que a decisão sobre a solicitação pode ter " consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional".

Caberá a Aras opinar se há indício de cometimento de crime ou não. Em caso positivo, ele pedirá abertura de inquérito para investigar o assunto. Caso contrário, pedirá o arquivamento das petições.

Os pedidos foram feitos pelos deputados petistas Rogério Correia (MG), Célio Moura (TO) e Margarida Salomão, além da deputada Natália Bonavides (PT-RN) e do PTB.

Na semana passada, Celso de Mello encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedido de parecer sobre a apreensão do aparelho telefônico do presidente. Nesta quinta-feira, Aras respondeu ao STF que a medida não seria necessária.

Acompanhe tudo sobre:Celso de MelloGeneral Augusto HelenoImpeachmentPGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame