Investigação aponta que ataque teria sido encenado (Redes Sociais/Divulgação)
Redatora
Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 15h14.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2025 às 15h23.
O atentado a tiros contra José Aprígio da Silva (Podemos), 72, então candidato à reeleição para a prefeitura de Taboão da Serra (SP), em outubro de 2024, foi forjado, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público. A suposta tentativa de homicídio teria sido encenada para gerar comoção e impulsionar a candidatura de Aprígio.
A Polícia Civil e o Ministério Público realizaram nesta segunda-feira, 17, uma operação para prender suspeitos de envolvimento no caso. Dois ex-secretários municipais foram presos preventivamente por posse ilegal de armas. O irmão do ex-prefeito também foi detido.
A defesa de Aprígio nega as acusações e afirma que ele é inocente.
A operação desta segunda cumpriu dez mandados de busca e apreensão, incluindo a casa de três ex-secretários municipais. Os agentes apreenderam R$ 320 mil em dinheiro, armas e munições, celulares e computadores.
Os ex-secretários Ricardo Rezende e Valdemar Aprígio, irmão do ex-prefeito, foram presos preventivamente após a polícia encontrar armas sem documentação. As defesas dos dois não foram localizadas.
A investigação indica que os secretários do então prefeito teriam contratado dois homens para simular o atentado: Anderson da Silva Moura, conhecido como “Gordão”, e Clovis Reis de Oliveira, que está foragido. O advogado de Anderson nega qualquer envolvimento dele no caso.
A polícia encontrou um carro carbonizado na região do Rodoanel, que teria sido usado no ataque forjado.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, o ataque ocorreu quando Aprígio voltava para a prefeitura em um carro oficial blindado. Um veículo vermelho teria emparelhado e efetuado disparos, atingindo o ex-prefeito no ombro. Ele foi levado ao Hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde permaneceu internado por oito dias.
O atentado ocorreu durante o segundo turno da eleição municipal, na qual Aprígio disputava a prefeitura contra Engenheiro Daniel (União Brasil), que venceu com 66,27% dos votos.Aprígio já havia enfrentado Daniel no segundo turno de 2020, quando venceu por uma margem apertada de 1.700 votos.