Brasil

Após ampliação do Santos Dumont pela Infraero, França diz que vai reduzir capacidade do aeroporto

Ministro afirmou ainda, em rede social, que protagonismo do Galeão será retomado

 (Germano Lüders/Exame)

(Germano Lüders/Exame)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de abril de 2023 às 15h44.

Após polêmica envolvendo o anúncio do aumento da capacidade de passageiros do Santos Dumont pela infraero, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, usou seu perfil no Twitter na manhã desta sexta-feira para dizer que haverá redução desse movimento no aeroporto carioca este ano.

"De pronto, determinamos que a operação do Aeroporto Santos Dumont neste ano terá uma redução em relação ao número registrado em 2022, e ficará abaixo de 10 milhões de passageiros em 2023", disse o ministro.

Impasse: Governo recua e desiste de leiloar o Galeão junto com Resende

Antes disso, o prefeito do Rio, Edurado Paes, foi também às redes sociais questionar o ajuste na capacidade do Santos Dumont pela Infraero em 54,5%, passando de 9,9 milhões para 15,3 milhões de passageiros ao ano. Ele considerou o movimento como "canalhice inaceitável", sendo uma estratégia para inviabilizar o Galeão.

França afirmou que está comprometido em recuperar o movimento do aeroporto internacional do Rio de Janeiro: "Nós vamos retomar o protagonismo do Galeão! Esse é um compromisso nosso demonstrado desde o início do Governo Lula", disse, destacando que a Secretaria de Aviação Civil está elaborando estudos com possíveis soluções para ampliar o número de passageiros no aeroporto.

Essas possíveis soluções, explicou o ministro, serão apresentadas a Paes e ao governador Cláudio Castro em reunião já agendada para o próximo dia 24. E se comprometeu em comunicar qualquer decisão relativa ao aeroporto diretamente aos dois governantes.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeiro

Mais de Brasil

Em reunião ministerial, Lula diz que precisa estar bem de saúde para concorrer à reeleição em 2026

Mototáxi em São Paulo: Justiça nega mais um pedido da 99; prefeitura já apreendeu 143 motocicletas

BNDES aprova R$ 500 milhões para ampliação da ferrovia Centro-Atlântica operada pela VLI

Ministro da Casa Civil diz que Lula pode mudar 'qualquer ministro a qualquer momento'