Brasil

Alckmin indica 'sinal verde' do Senado sobre benefícios fiscais a montadoras

A medida beneficiaria a montadora chinesa BYD e também atenderia à Stellantis, cuja fábrica em Goiana (PE) tem o benefício tributário válido até o fim de 2025 e poderia ser prorrogado

overnador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também anunciou durante o evento da BYD outra medida que deve favorecer a empresa (Mateus Bonomi/Anadolu Agency/Getty Images)

overnador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também anunciou durante o evento da BYD outra medida que deve favorecer a empresa (Mateus Bonomi/Anadolu Agency/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 9 de outubro de 2023 às 15h50.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira, 9, ter ouvido de senadores baianos que há um entendimento do Senado a favor de "manter por mais um período" os incentivos tributários à produção de automóveis no Nordeste no texto da reforma tributária sobre consumo.

Durante a votação da proposta na Câmara, por um voto foi derrubada a emenda que definia que projetos industriais nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste aprovados até o fim deste ano poderiam usufruir de benefícios tributários de PIS, Cofins e IPI até o fim de 2032.

Reflexo na BYD

A medida beneficiaria a montadora chinesa BYD. A declaração de Alckmin foi dada justamente no evento de lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras para que a empresa, maior fabricante de carros elétricos do mundo, comece sua produção na Bahia, na cidade de Camaçari.

Questionado se o governo trabalharia para reverter a derrota envolvendo a redução de IPI para montadoras que se instalem na região Nordeste, Alckmin evitou expor a posição do governo. Disse, contudo, ter ouvido um retorno positivo de senadores sobre a emenda. "Com relação aos incentivos fiscais, o governo Lula é do diálogo e entendimento, é assim que tem avançado (...) E nós ouvimos hoje dos senadores da Bahia que há um entendimento no Senado com o relator para manter por mais um período os benefícios a que você se referiu", se limitou a dizer o ministro.

Vantagens para a Stellantis

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), além da BYD, a medida também atenderia à Stellantis, cuja fábrica em Goiana (PE) tem o benefício tributário válido até o fim de 2025 e poderia ser prorrogado. No Senado, a reforma tributária é relatada pelo senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas.

Na Câmara, a emenda enfrentou resistência de representantes dos Estados do Sul e do Sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo, que apoiaram um destaque supressivo apresentado pelo PL para retirar o trecho da proposta.

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também anunciou durante o evento da BYD outra medida que deve favorecer a empresa.

Segundo ele, a Assembleia Legislativa vai receber do governo estadual uma proposta para isentar o IPVA de carros totalmente elétricos com valor de até R$ 300 mil.

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminStellantisMontadoras

Mais de Brasil

Rio pode chegar a índice inédito de calor, alcançando o nível 4 nos próximos dias

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde