EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

JBS vai produzir biogás com empresa dos EUA

Projeto prevê a instalação de sistemas de purificação de gás da GreenGasUSA nas unidades da JBS, permitindo a captura e conversão do metano em gás natural renovável

default (JBS/Divulgação)

default (JBS/Divulgação)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 10h01.

Última atualização em 18 de setembro de 2024 às 10h26.

A JBS USA, subsidiária da gigante global de alimentos JBS, anunciou nesta quarta-feira, 18, uma parceria com a GreenGasUSA, empresa norte-americana especializada em biocombustíveis, para a produção de biogás em diversas unidades de processamento de carne bovina e de frango nos Estados Unidos.

Segundo a JBS, o metano coletado das águas residuais de suas instalações será convertido em biogás, um combustível renovável que substituirá os combustíveis fósseis nas fábricas da empresa. A iniciativa visa reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), aproveitando o metano, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

A parceria faz parte da estratégia da JBS de adotar uma abordagem sustentável, focada na economia circular e no reaproveitamento de resíduos animais para a geração de energia renovável.

Em julho, a empresa já havia anunciado que resíduos como sebo bovino e banha de porco, oriundos de operações nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, estavam sendo transformados em combustível sustentável para aviação (SAF).

Metano como gás natural

Sem divulgar os números do investimento, o projeto prevê a instalação de sistemas de purificação de gás da GreenGasUSA nas unidades da JBS, permitindo a captura e conversão do metano em gás natural renovável.

Esse gás será injetado nos gasodutos de energia existentes, substituindo combustíveis fósseis e compensando emissões equivalentes a 96 milhões de quilômetros percorridos por um carro, ou 11,8 mil toneladas de carvão queimadas anualmente.

A parceria terá início nas unidades de processamento da JBS em Grand Island, Nebraska, e Hyrum, Utah, além da unidade da Pilgrim’s em Sumter, Carolina do Sul. A previsão é que o projeto em Sumter seja concluído no início de 2025, enquanto as instalações em Nebraska e Utah devem ser finalizadas até o final do mesmo ano.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgriculturaJBSBoisBiogásAlimentando o Planeta

Mais de EXAME Agro

Com produtividade melhor, soja brasileira deve atingir 167,7 milhões de toneladas, estima Abiove

Camil expande no Paraguai com compra da Villa Oliva por US$ 33 milhões

Opinião: O retorno de Trump: impactos e desafios para o agro e a economia brasileira

Acordo entre União Europeia e Mercosul deve ser anunciado em 6 de dezembro, diz Fávaro