Gripe aviária: Agricultura confirma mais um caso em ave silvestre; aumento preocupa
Das investigações em andamento, três são em produção de subsistência — em ganso em Serra (ES), em galinha em Ponta Porã (MS) e em galinha em Cáceres (MT)
Agência de notícias
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 20h07.
Última atualização em 16 de agosto de 2023 às 20h16.
O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial às 19h, que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil.
No total, há 78 casos da doença em aves silvestres no País e dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica. De acordo com o ministério, há outras 13 investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.
- Parque eólico mais alto da China inicia produção de energia
- Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem 21 mil, para 248 mil
- Taxas de hipoteca nos EUA superam 7,16% e operam no maior nível desde 2001
- Paul McCartney no Brasil: venda geral começa hoje; veja como comprar
- Em meio ao aumento de tensões, Polônia reforça presença militar na fronteira com Belarus
- Analistas dizem que aumento do preço do diesel ajuda país a evitar desabastecimento
De onde vêm os casos
Das investigações em andamento, três são em produção de subsistência — em ganso em Serra (ES), em galinha em Ponta Porã (MS) e em galinha em Cáceres (MT).
As notificações em aves silvestres e ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).