ESG

Eurodeputada leva cinzas do Pantanal ao Parlamento Europeu: "América do Sul está em chamas"

Letícia Ozório

17 de outubro de 2024 às 10:49

Patrícia DE MELO MOREIRA/AFP

“A América do Sul está em chamas”. É assim que começou o discurso de Anja Hazekamp, deputada holandesa, durante uma sessão no Parlamento Europeu que debateu as queimadas na Amazônia, Pantanal e Cerrado.

A integrante do Partido pelos Animais levou cinzas dos incêndios florestais no Brasil até o púlpito em seu discurso, realizado na França, alertando sobre os perigos da exploração do meio ambiente e a destruição dos ecossistemas pelo benefício econômico.

Jonne Roriz/Bloomberg/Getty Images

A parlamentar criticou a atuação dos políticos europeus sobre o tema, apontando que a Europa é cúmplice da destruição de florestas e outros ecossistemas vulneráveis e essenciais. “A principal causa desses incêndios é o desmatamento contínuo", conta.

O motivo da discussão foi o adiamento do Regulamento sobre Produtos Livres de Desmatamento, lei que proíbe a entrada na União Europeia de commodities de áreas desmatadas. Anteriormente, o prazo era até 30 de dezembro de 2024, mas foi adiado para dezembro de 2025.

Patricia de Melo Moreira/AFP

Em seu discurso, que durou por volta de dois minutos, a deputada afirmou que as cinzas pertencem ao Pantanal, que viu um aumento de 2.306% nas queimadas, de acordo com dados do MapBiomas.

Leia mais: