Carreira

3 motivos que estão acelerando o fluxo de nômades brasileiros para a Espanha

Layane Serrano

30 de setembro de 2024 às 15:41

Nos últimos anos, a Espanha tem se tornado um destino cada vez mais atraente para brasileiros, com aumento de imigrantes em busca de novas oportunidades profissionais, educacionais e de qualidade de vida.

Divulgação/Divulgação

O governo espanhol, atento às mudanças no mercado global de trabalho, implementou políticas que facilitaram a entrada de estrangeiros qualificados no país após a pandemia. Uma dessas mudanças é o visto de nômade digital.

O visto de nômade digital permite a profissionais trabalharem remotamente de território espanhol para empresas estrangeiras, o visto de estudo de idioma, que permite que o estudante possa trabalhar legalmente por 30 horas semanais

Um dos fatores que mais contribui para essa migração de nômades digitais para a Espanha é a questão do imposto. Curiosamente, nômades digitais e estrangeiros com visto de trabalho qualificado pagam menos impostos nos primeiros anos, afirma a consultora Renata Barbalho.

Divulgação: Justin Paget/Getty Images

"Desde a pandemia, temos observado um aumento significativo no número de nômades digitais vindo para a Espanha. Esse público traz não apenas sua expertise, mas também contribui para a economia local, gastando e investindo no país”, afirma a executiva.

A crescente flexibilização dos vistos de trabalho para estrangeiros qualificados, especialmente nas áreas de tecnologia, engenharia e segurança de dados, acaba sendo outro ponto de atração para os brasileiros – além do famoso “catálogo de profissões”.

Leandro Fujii/Divulgação

Leandro Fujii, de 37 anos, é gerente de suporte e se mudou para a Espanha em 2022 em busca de oportunidade de trabalho e melhores condições de vida, como segurança e oportunidade de conhecer outros países.

A cultura de trabalho do brasileiro pode ser um diferencial para quem deseja viver no país europeu, diz Fujii. “Os brasileiros possuem um cuidado maior com pequenas coisas que resultam em um maior valor agregado", diz.

LEIA MAIS