Tecnologia

YouTube inaugura área com 8 mil vídeos educativos no Brasil

Desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann, YouTube EDU oferece aos usuários centenas de aulas, em português e gratuitas, de diferentes disciplinas

YouTube EDU em um computador: área de vídeos educacionais já conta com 8 mil aulas sobre diferentes temas e disciplinas do ensino fundamental e médio (PlaceIt/Exame.com)

YouTube EDU em um computador: área de vídeos educacionais já conta com 8 mil aulas sobre diferentes temas e disciplinas do ensino fundamental e médio (PlaceIt/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 17h16.

São Paulo – O YouTube, site de compartilhamento de vídeos do Google, lançou nesta manhã no Brasil uma nova plataforma de vídeos e que já está no ar. Ao invés de músicas e esquetes de humor, contudo, o assunto do YouTube EDU será matemática, física, língua portuguesa e outras disciplinas.

Desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos que busca melhorar a educação no país, o projeto conta agora com 26 canais e 8 mil vídeos gratuitos à disposição dos estudantes ou curiosos em geral.

Todos eles, explicou a entidade, passaram por um rigoroso processo de curadoria feito por 16 professores coordenados pela própria fundação. O objetivo da medida foi o de garantir a qualidade das informações ensinadas.

Por enquanto, as disciplinas disponíveis contam com conteúdos relacionados aos ensinos fundamental e médio, mas já temos planos para incluir canais de ensino superior, disse Flavia Simon, diretora de Marketing do Google.

YouTube e a educação

A ideia do projeto é a de incentivar professores brasileiros a aproveitarem a internet para produzir conteúdo educacional, assim contribuindo para a democratização da educação no país. Pois a estratégia de usar o YouTube para atingir este objetivo deve se mostrar correta.

Atualmente, mais de um bilhão de pessoas visitam o site de vídeos Google todos os meses. São mais de 6 bilhões de horas assistidas por mês o que, segundo a empresa, equivale a uma hora para cada pessoa da Terra. Levando em conta estes números, não há como negar o potencial que uma plataforma como esta tem.

Veja abaixo um vídeo que conta os bastidores da criação do YouTube EDU. 

//www.youtube.com/embed/YdpWbofz8T0

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetSitesTecnologia da informaçãoVídeosYouTube

Mais de Tecnologia

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial