Tecnologia

Xiaomi cria concorrente do MacBook com bateria de 9,5 horas

Fabricante é chamada de Apple chinesa na imprensa internacional


Mi Notebook Air: primeiro laptop da Xiaomi roda sistema Windows (Divulgação/Xiaomi)

Mi Notebook Air: primeiro laptop da Xiaomi roda sistema Windows (Divulgação/Xiaomi)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 27 de julho de 2016 às 18h15.

São Paulo – A Xiaomi anunciou um notebook fino e leve como o MacBook, da Apple. Chamado Mi Notebook Air, o aparelho tem sistema Windows, tela de 13,3 polegadas e a fabricante promete duração de bateria de 9,5 horas de uso. 

Esse notebook, que é o primeiro da Xiaomi, apresenta configuração de hardware comparável à de computadores sofisticados. Ele tem processador Intel Core i5 de sexta geração, 8 GB de memória RAM, placa de vídeo Nvidia GeForce 940MX e armazenamento de 256 GB em SSD (disco sólido mais veloz do que o HD). 

Com esse conjunto, o produto dá conta de tarefas comuns do dia a dia, como editar documentos no Microsoft Office ou na web e pode também ser um dispositivo para jogar games, como Dota 2. 

A fabricante informa ainda que o Mi Notebook Air tem tecnologia de recar rápida da bateria, que faz com que ela atinja 50% da capacidade após passar 30 minutos ligado a uma tomada.

O peso do gadget é de 1,28 kg, o que é pouco mais do que o MacBook mais recente, que pesa 920 g e tem display menor.

Mi Notebook Air: laptop pesa 1,28 kg e conta com 8 GB de memória RAM (Divulgação/Xiaomi)

O aparelho da Xiaomi tem a nova entrada de energia e transferência de dados chamada USB Type-C, como o MacBook. No entanto, diferentemente do que acontece no notebook da Apple, há também duas portas USB 3.0, que podem ser usadas para ligar periféricos, como mouses, teclados ou pen-drives. 

No caso do MacBook, é preciso desligá-lo da fonte de energia e usar um adaptador para conectar um dispositivo USB à entrada USB Type-C. 

Versão menor

A Xiaomi anunciou também uma versão menor do seu novo aparelho. Ela tem tela de 12,5 polegadas, processador Intel Core M3, placa de vídeo integrada e, dada a performance inferior do processador em relação à edição com tela maior, a duração de bateria salta para 11,5 horas.

Os novos notebooks custam o equivalente a 525 e 750 dólares, valores referentes às versões com telas de 12,5 e 13,3 polegadas, respectivamente. 

Divulgação/Xiaomi

Notebook: versão menor do aparelho da Xiaomi tem tela de 12,5 polegadas ( (Divulgação/Xiaomi) )

Por ora, não há previsão de lançamento dos aparelhos no mercado brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftNotebooksTecnologia da informaçãoWindowsXiaomi

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos