Tecnologia

Windows 10 será disponibilizado como atualização gratuita

A Microsoft vai disponibilizar o seu próximo sistema operacional como atualização gratuita para usuários das versões mais recentes do Windows e do Windows Phone


	Windows 10: decisão marca uma mudança significativa para a empresa
 (Reprodução/Reprodução)

Windows 10: decisão marca uma mudança significativa para a empresa (Reprodução/Reprodução)

share
DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 18h09.

São Paulo - A Microsoft vai disponibilizar o seu próximo sistema operacional Windows 10 como uma atualização gratuita para usuários das versões mais recentes do Windows e do Windows Phone, enquanto a maior empresa de software do mundo tenta manter os clientes na era móvel.

A decisão marca uma mudança significativa para a empresa, que sempre cobrou por novas versões do Windows, uma de suas principais fontes de lucro.

A estratégia "grátis" busca colocar o Windows no máximo de dispositivos possíveis. A empresa, então, compensaria qualquer perda de receita com a venda de serviços como o Office pela Internet, ou em nuvem.

Os investidores não ficaram impressionados. Às 18h37, as ações da Microsoft caíam 1 por cento, para 45,9 dólares na Nasdaq.

O Windows 10, esperado no mercado para entre final de setembro e dezembro deste ano, estará disponível por um ano como uma atualização gratuita para usuários do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1.

Em um evento em sua sede perto de Seattle, a Microsoft também tentou melhorar sua debilitada reputação como inovadora. Inesperadamente, a empresa revelou um dispositivo de lentes holográficas que permite aos usuários ver representações tridimensionais de imagens geradas por computador. A Microsoft HoloLens, que se parece com uma viseira sem fio, aumenta as apostas no mercado emergente de realidade virtual, que é alvo de do Oculus, do Facebook.

O dispositivo estará disponível na mesma época que o Windows 10, no outono do hemisfério norte deste ano, disse um executivo da Microsoft.

Os executivos também exibiram um aplicativo Xbox para jogos no Windows 10 e uma nova versão do seu navegador Spartan, que permite aos usuários fazer anotações em páginas da Web e compartilhá-las.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos