Tecnologia

Vídeo mostra acidente fatal com carro autônomo da Uber

Vídeo registrado pela câmera acoplada a um veículo autônomo da Uber mostra o primeiro acidente fatal de um carro deste tipo

Uber: vídeo registrado pela câmera acoplada a um veículo autônomo da Uber mostra o primeiro acidente fatal de um carro deste tipo, que atropelou e matou uma pedestre (Tempe Police Department/Reprodução)

Uber: vídeo registrado pela câmera acoplada a um veículo autônomo da Uber mostra o primeiro acidente fatal de um carro deste tipo, que atropelou e matou uma pedestre (Tempe Police Department/Reprodução)

A

AFP

Publicado em 22 de março de 2018 às 10h30.

Um vídeo registrado pela câmera acoplada a um veículo autônomo da Uber mostra o primeiro acidente fatal de um carro deste tipo, que atropelou e matou uma pedestre, e revela o espanto do operador instantes antes do impacto.

O veículo da Uber transitava de modo autônomo, com um operador atrás do volante, quando atingiu uma mulher de 49 anos que atravessava a pista a pé e com sua bicicleta no domingo à noite na cidade de Tempe, no estado do Arizona.

As imagens mostram o operador olhando para baixo durante quase cinco segundos, antes de voltar o olhar para a estrada um pouco antes de atingir a mulher.

A polícia divulgou as imagens, que também revelam uma via pouco iluminada.

O vídeo mostra que, do posto do condutor, era possível observar apenas os pés da mulher - identificada como Elaine Herzberg - iluminados pelos faróis do carro. Um segundo e meio depois acontece o impacto.

A Uber anunciou na segunda-feira a suspensão temporária do uso de veículos autônomos que estavam em teste em Tempe, Pittsburgh, Toronto e São Francisco.

"Assistir ao vídeo é inquietante e desolador. Nossos pensamentos permanecem com os entes queridos de Elaine", afirmou a empresa em um comunicado.

"Nossos carros estão parados e estamos auxiliando as autoridades locais, estaduais e federais em tudo o que for possível", completa a Uber.

Após a divulgação do vídeo, a polícia informou que continua investigando o caso.

A chefe de polícia Sylvia Moir declarou ao jornal "San Francisco Chronicle" que, no momento, "parece que a Uber provavelmente não cometeu um erro", porque a pedestre não estava atravessando na faixa.

"Fica muito claro que teria sido difícil evitar o choque em qualquer tipo de modalidade, com base na forma como (a mulher) apareceu na via pelas sombras", disse Moir.

 

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoEstados Unidos (EUA)MortesUber

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos