Tecnologia

Veja a megapropagação do tsunami do Chile no oceano

Após o terremoto que abalou o Chile na terça-feira, vários países, incluindo o Japão, acionaram alerta de tsunami. Mas o quão longe a onda foi?

Onda: Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico simulou efeitos no oceano do terremoto no Chile (Pacific Tsunami Warning Center)

Onda: Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico simulou efeitos no oceano do terremoto no Chile (Pacific Tsunami Warning Center)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 3 de abril de 2014 às 16h39.

São Paulo – Na esteira do grande terremoto que abalou a região norte do Chile, matando seis pessoas, na noite de terça-feira, países como Peru, Honduras, Equador, Indonésia, e até o Japão, lançaram alertas de tsunami. Mas, afinal, o quão longe chegou o tsunami chileno?

Para responder a essa pergunta, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico recorreu a um modelo que simula os efeitos oceânicos de um grande terremoto.

Pelos cálculos dos pesquisadores, o tsunami viajou longas distâncias através do Pacífico e chegou ao México, Havaí, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Austrália.

Segundo a agência meteorológica japonesa, um leve maremoto de até 1 metro de altura atingiu regiões costeiras do país às 12h22 locais (0h22 de Brasília) desta quinta-feira, mas sem causar danos.

A simulação fez uma projeção da propagação do fenômeno para as próximas 30 horas a partir do momento em que o tsunami foi registrado. Assista abaixo:

//www.youtube.com/embed/hhvfbjCIiXo

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisMeio ambienteTerremotosTsunami

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos