Tecnologia

Trump pega Google de surpresa com anúncio de site sobre coronavírus

O presidente dos Estados Unidos anunciou um site para diagnóstico da doença, mas ele é apenas um projeto-piloto

Google: empresa do grupo Alphabet tem projeto de site que ajuda a identificar sintomas do coronavírus (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

Google: empresa do grupo Alphabet tem projeto de site que ajuda a identificar sintomas do coronavírus (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 14 de março de 2020 às 13h59.

Última atualização em 14 de março de 2020 às 13h59.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou, na última sexta-feira (13), um site do Google para auxiliar o governo e a população a identificar quem possui os sintomas do novo coronavírus (Covid-19) e onde é possível realizar um teste. No entanto, segundo a revista Wired, o Google foi pego de surpresa pelo anúncio, uma vez que o site não tem abrangência nacional.

A EXAME, o Google informou que possui um projeto-piloto restrito à região de Bay Area, em San Francisco, por meio da empresa Verily, que pertence ao grupo Alphabet (dono do Google). De acordo com o site americano de tecnologia The Verge, a Verily tinha criado o projeto apenas para profissionais de saúde. Após o anúncio, a empresa liberou acesso geral ao público, mas o site ainda tem funcionamento restrito à Bay Area.

Mesmo sem Google ou Casa Branca comentarem sobre o desconhecimento do Google sobre o site dedicado ao coronavírus, ninguém negou a hipótese.

Os testes para diagnóstico do coronavírus viabilizados pela Verily em seu site serão realizados com soluções de empresas de biotecnologia, como a Roche Diagnostics.

Em nota, a Verily disse que planeja expandir o seu projeto-piloto de site para auxiliar no diagnóstico do Covid-19. No entanto, não há um prazo para que isso aconteça. Mesmo depois de semanas de Trump minimizando o impacto do coronavírus nos Estados Unidos, os americanos ainda precisarão esperar mais tempo para ter uma solução online -- venha ela de uma empresa privada ou do governo.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDonald TrumpGoogle

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos