Tecnologia

Toyota, Stanford e MIT se unem por inteligência artificial

A montadora japonesa Toyota anunciou uma parceria com duas prestigiosas universidades para acelerar a pesquisa sobre inteligência artificial

Logo da Toyota (Toru Yamanaka/AFP)

Logo da Toyota (Toru Yamanaka/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2015 às 23h29.

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta sexta-feira uma parceria com duas prestigiosas universidades norte-americanas, Stanford e MIT, para acelerar a pesquisa sobre inteligência artificial e seu uso em carros e robôs.

A Toyota prevê investir cerca de 50 milhões de dólares em cinco anos, que serão divididos em partes iguais entre a Universidade de Stanford na Califórnia e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Cada instituição estabelecerá centros de pesquisa conjuntos.

A Toyota recrutou como diretor do projeto um especialista em robótica da agência norte-americana para pesquisa avançada em defesa (DARPA), Gill Pratt.

"Nos concentraremos inicialmente na aceleração de tecnologias de veículos inteligentes, com o objetivo imediato de ajudar a eliminar acidentes e o objetivo final de melhorar a qualidade de vida", disse Kiyotaka Ise, responsável da Toyota, em coletiva de imprensa na Califórnia.

"Mas o impacto irá mais além dos veículos", garantiu. Pratt também mencionou o uso da inteligência artificial em outros aspectos da vida, como por exemplo em serviços robotizados a domicílio que ajudariam os idosos a manter sua autonomia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasEnsino superiorFaculdades e universidadesInteligência artificialMITMontadorasToyotaUniversidade Stanford

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos