Tecnologia

TIM estima investir mais de R$350 mi em 4G em 2013

A controlada do grupo Telecom Italia espera lançar comercialmente seus serviços de 4G na segunda metade do primeiro trimestre para as cidades-sede da Copa das Confederações


	Loja Conceito da TIM: empresa informou nesta terça-feira ter escolhido as fabricantes de equipamentos Ericsson, Huawei e Nokia Siemens para a instalação de suas redes 4G
 (Divulgação)

Loja Conceito da TIM: empresa informou nesta terça-feira ter escolhido as fabricantes de equipamentos Ericsson, Huawei e Nokia Siemens para a instalação de suas redes 4G (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 17h55.

São Paulo - A TIM Participações estima investir mais de 350 milhões de reais na infraestrutura de sua rede de telefonia móvel de quarta geração (4G) em 2013, afirmou à Reuters nesta terça-feira o diretor de suprimentos e logística da operadora, Daniel Hermeto.

A controlada do grupo Telecom Italia espera lançar comercialmente seus serviços de 4G na segunda metade do primeiro trimestre para as cidades-sede da Copa das Confederações, em linha com a exigência do governo de ter o 4G nessas localidades em abril.

As cidades que sediarão jogos da Copa das Confederações serão Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte.

Para a cidade de São Paulo, importante região para o setor de telecomunicações no país, Hermeto afirmou que o 4G ficará para uma parte posterior da oferta dos serviços, já que a meta mais imediata é cumprir as exigências previstas no edital de licitação das radiofrequências que serão utilizadas para a quarta geração, realizada em junho pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

"São Paulo vai ser numa etapa posterior... O foco no primeiro momento é atender bem ao que nós fizemos compromisso junto à Anatel", afirmou Hermeto.


"(Mas) a gente está desenhando um plano para São Paulo... Naturalmente que estamos tentando atender as oportunidades que teria para fazer além do compromisso com a Anatel", afirmou o executivo.

A TIM informou nesta terça-feira ter escolhido as fabricantes de equipamentos Ericsson, Huawei e Nokia Siemens para a instalação de suas redes 4G, sendo a última operadora a anunciar seus parceiros para essa nova fase da telefonia móvel.

"Prevejo investimento para o ano que vem de mais de 350 milhões de reais", afirmou o diretor da TIM, acrescentando que o montante considera principalmente antenas e cabeamento, e exclui outros investimentos como na rede principal ou em tecnologia da informação.

De acordo com o diretor de assuntos regulatórios da TIM, Mario Girasole, o primeiro pedido para as fabricantes já foi feito, mas não há um prazo exato para a entrega ainda.

Girasole afirmou ainda que há uma característica benéfica para a operadora na escolha desses fornecedores, que já trabalham em 2G e 3G da TIM. "A lógica da nossa escolha é uma lógica da eficiência operacional", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:3G4GEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTIM

Mais de Tecnologia

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?