Tecnologia

Tim Cook: processo contra Samsung é uma questão de valores

CEO da Apple escreveu uma carta aos funcionários da empresa para agradecer e comemorar a vitória no processo sobre patentes contra a Samsung

Cook: "O PC não é mais o centro do mundo digital, apenas mais um dispositivo." (Kevork Djansezian/Getty Images)

Cook: "O PC não é mais o centro do mundo digital, apenas mais um dispositivo." (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2012 às 14h02.

São Paulo – “Para nós, esse processo diz respeito a coisas muito mais importantes do que patentes ou dinheiro. É sobre valores”. A declaração faz parte da mensagem do CEO da Apple Tim Cook enviada aos funcionários da empresa após a vitória sobre a Samsung na disputa judicial, obtida pelo site 9To5Mac.

A sentença foi dada ontem pelo júri, que condenou a companhia sul-coreana a pagar cerca de 1 bilhão de dólares à americana pela violação de várias patentes. A indenização pedida inicialmente pela Apple havia sido de 2,5 bilhões de dólares.

No documento, o presidente da empresa criada por Steve Jobs mostrou sua satisfação com a vitória sobre o que ele chamou de roubo. Cook afirmou que abrir o processo legal foi uma decisão tomada de maneira relutante, após a companhia pedir à Samsung para não copiar mais seu trabalho. Como não foi atendida, a única alternativa foi recorrer à justiça.

Segundo ele, foram os valores, não o dinheiro, da empresa que a motivou. “Nós valorizamos originalidade e inovação, e dedicamos nossas vidas a fazer os melhores produtos do mundo. E nós fazemos isso para deleitar nossos consumidores, não para competidores copiarem flagrantemente”, afirmou.

Ele, então, agradeceu aos funcionários pelo trabalho e ao júri pela sentença que percebeu a conduta voluntariosa da Samsung e deu a lição de que não é certo roubar. O resultado, porém, não é final. A sul-coreana já declarou que vai recorrer da decisão e, se preciso, irá até o Tribunal de Apelação.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaPatentesSamsungTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos