Tecnologia

Sony Xperia Z3 Compact

Junto com o Z3, a Sony anunciou no final do ano passado o smartphone Xperia Z3 Compact, uma versão menor do seu aparelho topo de linha. Como reforça a fabricante, o gadget é uma versão mini que quase não tem as especificações de hardware reduzidas. O processador, a GPU, a câmera e a usabilidade do […]

INFO

INFO

share
DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 12h39.

logo-infolab

Junto com o Z3, a Sony anunciou no final do ano passado o smartphone Xperia Z3 Compact, uma versão menor do seu aparelho topo de linha. Como reforça a fabricante, o gadget é uma versão mini que quase não tem as especificações de hardware reduzidas. O processador, a GPU, a câmera e a usabilidade do sistema Android KitKat são similares em ambos os dispositivos da marca. A diferença mais rapidamente percebida é a tela, que tem 4,6 polegadas em vez das 5,1 polegadas do Z3.

O gadget bate de frente com o Galaxy S5 Mini, da Samsung, que também tem tela pequena para o padrão de mercado atual. Assim como o concorrente, o Z3 Compact tem vedação contra a entrada de água e também contra poeira, oferecendo maior longevidade ao produto. A diferença entre os aparelhos é que cada um oferece uma vantagem: enquanto a Sony aposta em poder de fogo, por utilizar configurações avançadas, a Samsung investe no uso de sensores biométricos para conquistar o público.

Ambos os smartphones estão disponíveis no mercado brasileiro na faixa dos 1 200 aos 1 600 reais – apesar dos preços sugeridos tanto pela Samsung quanto pela Sony serem mais altos.

O Xperia Z3 Compact, assim como os demais dispositivos da fabricante, se destaca especialmente por seus recursos de software para fotografia, tornando-o uma boa escolha para quem viaja com frequência e tira muitas fotos no dia a dia.

Design

A Sony abandonou o design nada ergonômico adotado no Z1 e no Z2 e eliminou os cantos pontudos do Z3 Compact, optando por quinas arredondadas. Essa medida combinada com o tamanho reduzido do display tornam o smartphone consideravelmente mais confortável de segurar com apenas uma das mãos.

Colocar o Z3 em uma moldura menor sem alterar muito a configuração de hardware foi um desafio de engenharia para a Sony. Entretanto, não foi possível deixar o produto tão fino quando o seu aparelho topo de linha. Enquanto o Z3 tem 7,3 mm, a versão compacta tem 8,6 mm. Apesar de ser uma diferença aparentemente pequena, ela é notável a segurar os dois gadgets nas mãos. Em termos de comparação, o Z3 Compact é tão espesso quanto o LG Nexus 5.

Foto por: INFO

O material que tampa essas conexões no Z3 Compact é mais maleável do que no Z3 padrão, mas o sistema de vedação se mantém. O produto conta com a certificação IP 68, o que garante o mergulho em água parada durante 30 minutos em uma profundidade de 1,5 m, assim como o Z3.

Foto por: INFO

A tela do Z3 Compact é uma das desvantagens quando o comparamos com seu irmão de linha de produtos. Em vez de um display Full HD, ele tem resolução HD e uma densidade de pixels por polegada menor (319 ppi contra 424 ppi).

Diferentemente do que acontecia com o Xperia Z1, esse smartphone não apresenta problemas de sensibilidade ao toque. No caso do Z1, o que acontecia era que, aleatoriamente, alguns pontos da tela eram acionados sem a interferência do usuário, prejudicando, por exemplo, no momento da digitação. Isso era resolvido simplesmente esfregando a tela com um tecido, mas ainda assim era um ponto negativo de usabilidade que a Sony corrigiu ao longo do último ano.

O aparelho mantém os botões de liga/desliga e volumes na lateral direita junto com um botão de ativação da câmera. Os slots para encaixe dos cartões no Z3 Compact são todos localizados no lado esquerdo, mesmo mantendo dois locais para comportar tais conexões – diferentemente da estratégia utilizado no Z3 maior, onde foram distribuídos em locais diferentes, até porque o tamanho permite tal característica.

Configuração

Com diferença na memória RAM, o Compact mantém as mesmas configurações que seu irmão maior. Enquanto o Z3 Compact possui 2GB de RAM o Z3 possui 3GB, de resto as características são iguais: sistema, Chipset, CPU, GPU, armazenamento interno e conexões.

Sendo assim, o aparelho é topo de linha: processador Qualcomm Snapdragon 801, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, entrada para cartão microSD, NFC, sistema Android 4.4.4 KitKat, GPU Adreno 330, Bluetooth 4.0, suporte para 4G, Wi-Fi padrão AC, e câmeras de 20.7 MP e 2.2 MP.

Essa configuração garantiu bons resultados ao Xperia Z3 Compact em todos os benchmarks.

Quadrant (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Z3 Compact20962
Moto X22283
AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Z3 Compact43000
Moto X45386
Vellamo (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Z3 Compact2936
Moto X3262
3D Mark (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Z3 Compact19125
Moto X19672

Bateria

A bateria do Z3 Compact teve uma duração surpreendente. Não por conta de uma duração excepcional, mas porque sua autonomia de carga foi maior do que a do Z3. O aparelho aguentou o teste de bateria do INFOlab ao longo de 6h36 enquanto o Z3 durou 15 minutos a menos (a pedido da Sony, refizemos o teste, mas o resultado se manteve). Tanto o tamanho e a resolução da tela quanto a capacidade da bateria foram reduzidos, portanto, a duração de bateria dos dois produtos são semelhantes. Ou seja, não é a bateria que vai definir a sua escolha entre um ou outro.

Sistema

O sistema Android 4.4.4 KitKat do Z3 Compact conta com a tradicional skin da Sony. Ela é a mesma encontrada no Z3 e bastante parecida com a que vimos no Z2. São centenas de pequenas modificações que tornam a experiência do Android totalmente personalizada para os dispositivos da marca.

Como a maioria das fabricantes, a Sony alterou o menu Configurações do sistema – algo que pode dificultar um pouco a vida do usuário, ao menos no início, no momento de buscar algum recurso. Por outro lado, depois de aprender a localização das funções, esse menu alterado traz algumas novidades interessantes especialmente para quem não está acostumado com um dispositivo da Sony.

Um dos mais interessantes é o Modo Stamina. Encontrado na aba Gerenciamento de Energia, o que ele faz é oferecer uma série de opções para prolongar a duração da bateria do seu smartphone em situações de emergência. São dois modos: O Stamina, que desliga funções do aparelho, como a sincronização de apps com a web, enquanto você não estiver usando-o; e o Ultra Stamina, que mantém somente as funções básicas do gadget, ou seja, fazer ligações e enviar e receber mensagens de texto.

Há também um recurso de Wi-Fi inteligente em que o Wi-Fi só é ligado quando o usuário estiver em um local em que haja uma rede sem fio com senha previamente cadastrada. Para situações extremas, há o modo de economia de energia que é ativado automaticamente quando o Z3 Compact está com pouquíssima carga.

Fora esses recursos, o aparelho vem com uma série de aplicativos pré-instalados. A maioria não pode ser apagada, mas, ao menos, a desativação é possível. Nesse caso, os apps deixam de aparecer para o usuário.

As melhores modificações do sistema da Sony estão no app Câmera. Além de um modo manual que permite ajustes de exposição e ISO, há um recurso que permite tirar fotos com realidade aumentada inserindo, por exemplo, uma pequena bomba em uma cena. Contudo, esse recurso é particularmente complicado de se aprender a usar, apesar do software tentar explicar. É preciso apontar a câmera para uma superfície plana e movimentar o aparelho para os lados por um ou dois segundos e tocar na tela, dependendo da animação escolhida.

Algo interessante é que o Z3 Compact pode funcionar como um webcam para fazer transmissões ao vivo para o YouTube. O recurso está disponível diretamente no app de Câmera.

Quem gosta de tirar fotos com fundo desfocado com câmera DSLR pode ter uma experiência similar com o Z34 Compact. O gadget permite capturar fotografias de objetos e, depois, editar o quão borrado ficará o cenário. O ideal para esse tipo de foto é que o fundo esteja a 5 m de distância do objeto em foco, mas isso não é exatamente necessário devido ao ajuste de software oferecido depois da captura.

O TimeShift Burst é um modo de foto que é excelente para flagrar o momento certo de uma pessoa, objeto, ou, talvez, cachorro em movimento. São capturadas 60 imagens milésimos de segundo antes e depois do clique e o usuário pode escolher o melhor resultá-lo e salvá-lo no seu smartphone.

Nos vídeos, o Z3 Compact se sai bem para registrar pequenos cliques em alta resolução ou em câmera lenta. O aparelho pode filmar em 4K, o que irá gerar um arquivo consideravelmente grande – ou seja, você vai precisar de um cartão microSD. Assim como acontecia com o Z2, o Z3 Compact pode esquentar demais durante o uso e o app Câmera é fechado. Felizmente, a Sony, ao menos, modificou o software para guardar o vídeo antes disso acontecer, sendo assim, o que foi gravado não é perdido.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fDkQDQD116k%5D

Os vídeos em câmera lenta tem boa qualidade e são capturados a 120 fps. Após a captura, o app permite que o usuário selecione quais momentos deseja guardar e montar um vídeo automaticamente.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rwJVRb5l8No%5D

Vamos agora aos aplicativos pré-instalados no sistema do Z3 Compact:

What’s New - Uma vitrine de aplicativos e mídias de outras lojas, incluindo a Play, Music Unlimited e a PSN.
Sony Select - Um aplicativo de curadoria mais focado nas ofertas da Play.
Notícias SocialLife – Um amalgama de agregador de redes sociais com leitor de RSS.
Lifelog – Aplicativo que reúne informações captadas pela pulseira SmartBand, como quantidade de passos dados e a qualidade do sono do usuário.
Video Unlimited – Loja de filmes e programas de TV (disponível para Japão, EUA, Canadá, Austrália e alguns países europeus)
TrackID – Funciona como o SoundHound: busca a identidade de músicas captadas pelo microfone
Modo Festa - Permite criar uma playlist de músicas compartilhada em uma festa.
Smart Connect – Aplicativo de automação que realiza algumas ações configuráveis de acordo com um contexto. Por exemplo, se os fones de ouvido são conectados, o telefone sai do mudo e o aplicativo de música é iniciado. As ações podem variar desde iniciar um aplicativo até postar no Facebook. Também gerencia periféricos como o Smart Band.
Xperia Care – Aplicativo de suporte, com acesso remoto
TrackID TV – Exatamente a mesma coisa que o TackID, mas para programas  de TV (disponível para Japão, EUA, Canadá, Austrália e alguns países europeus)
PlayStation – Integração com o PS4. Controla o console remotamente, exibe ofertas da PSN, administra contatos e achievements
Xperia Lounge – Aplicativo de promoções da Sony na vida real (ingressos para shows, etc). Também oferece algum conteúdo de mídia (filmes, músicas, etc)
File Commander – Aplicativo para visualizar o sistema de arquivos. Grátis na Play.
OfficeSuite 7 – Apenas visualiza arquivos Office. É preciso pagar pela versão Pro para editar e criar documentos. Grátis na Play.
Rascunhar – Aplicativo de desenho. Bem simples, mas com uma interface atraente.
TuneIn Radio – permite ouvir estações de rádio via internet. Grátis na Google Play.
TV SideView – Mostra a programação de canais de televisão com resumos descritivos.
Garmin Navigon – Aplicativo de GPS com mapas off-line. Talvez um dos aplicativos mais genuinamente úteis do grupo. Não há muito o que falar dele, exceto que a versão equivalente na Google Play Store custa cerca de 90 reais.

Câmera

O Z3 Compact tem uma série de recursos de software para fotografia que funcionam em conjunto com uma câmera de 20,7 MP. O sensor é o mesmo usado pela Sony desde o Xperia Z1. As fotos têm boa qualidade e baixo nível de ruído especialmente em ambientes com iluminação natural, apesar de não se sair mal em ambientes internos.

Foto por: INFO

As fotos com resolução de 20,7 MP (5 248 por 3 936 pixels) só são tiradas na proporção 4:3. Em 16:9 (HD), as imagens têm, no máximo, 15,5 MP (5 248 por 2 952 pixels).

Foto por: INFO

Foto por: INFO

A câmera dianteira do Z3 Compact tem 2.2 MP e oferece resultados aceitáveis para publicação de selfies nas redes sociais, por exemplo.

Foto por: INFO

Vale a pena?

O Xperia Z3 Compact reúne a maioria dos recursos essenciais para um bom smartphone em um design ergonômico e elegante – apesar de espesso. O aparelho é ideal para quem gosta da personalização de software da marca e, especialmente, tira muitas fotos no dia a dia. A quantidade de recursos do aplicativo de câmera da Sony é algo comparável apenas a produtos específicos da Samsung e da Microsoft.

O valor do produto no mercado brasileiro atualmente está dentro da média de concorrentes de peso, como o Moto X, da Motorola, e o Galaxy S5 Mini. Todos os produtos têm recursos de software e hardware atraentes para um determinado público e não deixam a desejar nem em performance nem em duração de bateria. Portanto, o Z3 Compact é uma boa escolha para quem quer um gadget potente, pequeno e bom para fotografar.

Ficha técnica

SistemaAndroid 4.4.4 (KitKat)
ChipsetQualcomm Snapdragon 801 (MSM8974AC)
CPU (SoC)Krait 400 Quad core 2,5 GHz
GPU (SoC)Adreno 330
Tela4,6'' (720 x 1280 pixels)
RAM2 GB
Armazenamento16 GB (11,5 GB livres) + microSD até 128 GB
Conexões4G (LTE-A Cat 4), Wi-Fi ac dual band, GPS com GLONASS, Bluetooth 4.0,
Bateria6h36
Peso128 g
Cãmeras20,7 MP e 2.2 MP

Avaliação técnica

PrósConfiguração, recursos de software para fotografia, design, ergonomia
ContrasNão tem TV digital
ConclusãoBom smartphone para fotografia e uso diário
Configuração9,2
Usabilidade8,1
Diversão9,2
Bateria7.2
Design8.8
Foto9.5
Média8.6
PreçoR$ 2 100
Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesInfolabReviewsReviews INFOSmartphonesSonyXperia

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos