Tecnologia

Sony apresenta smartphone Z1 durante a IFA

São Paulo - Kaz Hirai, CEO da Sony, subiu ao palco da IFA, em Berlim, para apresentar as novidades da fabricante japonesa e, entre elas, o smartphone Xperia Z1.

Xperia Z1 (Sony)

Xperia Z1 (Sony)

share
DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2013 às 09h15.

São Paulo - Kaz Hirai, CEO da Sony, subiu ao palco da IFA, em Berlim, para apresentar as novidades da fabricante japonesa e, entre elas, o smartphone Xperia Z1.

Aplicando toda tecnologia da empresa na área de imagem, o novo aparelho pretende entregar uma ótima experiência na captura de vídeos, fotos e até transmissão de conteúdo para redes sociais.

Com uma câmera principal de 20,7 megapixels, o Z1 traz o processador de imagem ExmorRS e um sensor de 1/2,3 polegada. Em outras palavras, esse aparelho tem um dos maiores sensores de imagem do mercado, perdendo somente para o Nokia Lumia 1020, com tecnologia PureView.

Mesmo com a metade dos pixels oferecidos pelo Nokia 808 (41 megapixels), a câmera do Z1 tem mais que o necessário para um smartphone fazer boas fotos. Assim como nos modelos da Nokia, a justificativa da Sony para os números exagerados é garantir um zoom sem a perda de qualidade. De acordo com Hirai, o Z1 pode dar um zoom de até três vez na imagem sem que isso resulte em perda de luminosidade. 

O Z1 utiliza o mesmo padrão de design do tablet Xperia Z Ultra, com perfil extremamente fino e vidro na face frontal e traseira. O aparelho, que também é à prova d’água, tem tela de 5 polegadas e resolução full HD (1.920 por 1.080 pixels). Assim como no tablet, o painel conta com as tecnologias Triluminos e X-Reality, presente nas TVs topo de linha da marca. Pelo que observamos com o Z Ultra, o resultado dessa combinação traz cores mais vivas, brilho intenso e ótima definição de imagem.

Além das especificações impressionantes, a Sony incrementou o software. Com o Social Live, o usuário pode compartilhar a imagem de sua câmera ao vivo com o Facebook, interagindo com os comentários em tempo real. Há também um sistema pra identificar pontos turísticos e produtos, chamado de Info-eye. Ele oferece informações úteis quando algo é identificado. Durante a apresentação, o CEO citou recomendações de prato para um vinho. 

Para rodar o Android 4.2.2, o Z1 conta com um Snapdragon 800, o último modelo oferecido pela Qualcomm, que inclui um processador quad core de 2,2 GHz e uma GPU Adreno 330. Há também o pacote completo dos aparelhos dessa categoria, que inclui conectividade 4G, GPS com A-GPS e GLONASS, Bluetooth 4.0, Wi-Fi dual band e NFC.

O smartphone será vendido na alemanha por 118 euros. O aparelho chega ao Brasil em outubro, mas o preço ainda não foi definido. A versão nacional vai receber uma modificação para sintonia de TV digital no padrão 1-seg.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas japonesasGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOSmartphonesSony

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos