Tecnologia

Site de busca Baidu mostra novo sistema operacional móvel

Empresa quer reforçar sua presença no mercado mobile com a plataforma Baidu Yi

Robin Li, CEO da empresa: No momento, o Baidu conta com 200 milhões de usuários registrados  (keso/Flickr)

Robin Li, CEO da empresa: No momento, o Baidu conta com 200 milhões de usuários registrados (keso/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 13h27.

Pequim - O principal serviço chinês de buscas online, o Baidu, ofereceu um vislumbre de seu novo sistema operacional para aparelhos móveis, ao passo que lançou uma nova plataforma para aplicativos nesta sexta-feira, com o objetivo de reforçar sua presença no mercado de Internet móvel cada vez mais concorrido.

A plataforma, chamada Baidu Yi, permitirá que desenvolvedores independentes criem aplicativos como jogos, mapas e outras ferramentas, que poderão ser distribuídos de modo semelhante ao praticado na App Store, da Apple.

O Baidu Yi tem por modelo o sistema operacional para celulares Android, do Google, e será lançado em breve em novos aparelhos.

A companhia também mostrou sua nova home page, que acrescenta quatro recursos, entre os quais funções de rede social.

Mas o presidente-executivo do Baidu, Robin Li, afirmou que a nova home page poderia ter impacto negativo sobre a receita, ao requerer que os usuários criem contas no Baidu, o que pode reduzir o tráfego no site. A nova página, com mais links e conteúdo, também pode demorar mais a ser carregada.

"Não sabemos até que ponto o impacto será negativo", disse Li em entrevista ao portal de Internet SohuIT.

"Não importa quão grande a perde possa ser, isso representa o futuro do setor. Se não o fizermos, outros o farão; se não o fizermos agora podemos nos ver forçados a fazê-lo no futuro; ao invés de esperar para agirmos pressionados, preferimos tomar a iniciativa".

No momento, o Baidu conta com 200 milhões de usuários registrados, disse Li.

O serviço reforçou significativamente o seu domínio sobre o mercado chinês de buscas desde que o Google saiu do país --em função de um incidente notório no ano passado, mencionando preocupações quanto à censura e ataques de hackers-- e hoje conta com participação de 80 por cento.

As ações do Baidu, cotadas na Nasdaq, se valorizaram em quase 50 por cento neste ano, o que atribui à companhia valor de mercado de cerca de 50 bilhões de dólares.

O grupo também vem se diversificando agressivamente para o comércio eletrônico, vídeos online e serviços de viagem na Internet, para reforçar o crescimento e manter a competitividade.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBaiduChinaIndústria eletroeletrônicaSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos