Tecnologia

Simulador de realidade virtual promete passeio em 3D

Protótipo é inspirado em jogos de corrida e simuladores de voo

Simulador CableRoot, revelado nesta semana durante a Driving Simulation Conference & Exhibition em Tübingen (Reprodução)

Simulador CableRoot, revelado nesta semana durante a Driving Simulation Conference & Exhibition em Tübingen (Reprodução)

share
DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2015 às 23h29.

A realidade virtual tem influenciado, cada vez mais, campos como o da medicina, do treinamento militar e, claro, dos games. Dispositivos como Gear VR, da Samsung, e o Cardboard, do Google, tornaram a tecnologia mais democrática, e isso é apenas o começo.

Para aproveitar ao máximo aquilo que a realidade virtual oferece, não basta envolver apenas os olhos e os ouvidos dos jogadores – é preciso incluir seu emocional também. Pensando nisso, o Instituto Max Planck de Biologia Cibernética, na Alemanha, criou o simulador CableRoot, revelado nesta semana durante a Driving Simulation Conference & Exhibition em Tübingen.

Inspirado em jogos de corrida e simuladores de voo, o CableRoot é composto por uma espécie de gaiola em formato poliédrico, suspensa por um sistema de oito cabos em uma sala de 200 m³. Os cabos estão conectados a motores que geram um total de 467 cavalos de potência, suficientes para movimentar a gaiola de 79 quilos e causar frio na barriga a quem quiser experimentar a sensação.

Durante a simulação, o jogador deve usar um par de óculos sem fio, conectado a um sistema óptico de rastreamento, e um controle apropriado, que depende da realidade escolhida. O ClabeRoot também permite aos jogadores vivenciar situações que realmente aconteceram, como uma corrida qualquer por Silverstone ao lado de Lewis Hamilton, por exemplo.

Pode levar algum tempo até que o simulador seja usado para fins, digamos, recreativos. Por ora, o protótipo será testado e utilizado apenas para a realização de pesquisas, mas para aqueles com dinheiro e espaço suficientes, o CableRoot pode se tornar uma forma de diversão mais radical no futuro.

Confira o vídeo abaixo para ver o simulador em pleno funcionamento:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Vídeos de tecnologia

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos