Tecnologia

Seis meses após concorrentes, Oi lança 4G em São Paulo

Operadora informou que a partir desta sexta, os clientes podem contratar os planos 4G em lojas próprias e algumas franquias, pagando a partir de R$59 mensais

oi (Reprodução)

oi (Reprodução)

share
DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2013 às 06h46.

A operadora Oi anunciou nesta sexta-feira (22) o início da operação de sua rede de Internet móvel de quarta geração (4G) em São Paulo, seis meses depois de suas principais concorrentes.

As operadoras TIM, Vivo e Claro já oferecem 4G na cidade pelo menos desde abril.

Em comunicado, a Oi informou que a partir desta sexta-feira os clientes podem contratar os planos 4G em lojas próprias e algumas franquias, pagando a partir de 59 reais mensais no plano de Internet para celular com 5 GB de franquia -- não incluindo o pacote de voz.

"Estamos há dois meses fazendo tudo para afinar o 4G em São Paulo, porque se trata de um público extremamente exigente. Agora atingimos a qualidade que desejávamos", disse à Reuters Roberto Guenzburger, diretor de produtos móveis da Oi.

Também sexta-feira, Oi também inicia oferta de 4G em Curitiba. A empresa já oferece a Internet móvel de quarta geração para clientes de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Até 31 de dezembro, levará o 4G para Campinas e São Bernardo do Campo, em São Paulo, além de mais 14 cidades no país.

Apesar de ter lançado o 4G após as concorrentes, a Oi está adiantada em relação ao cronograma de obrigações estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que prevê o atendimento de, no mínimo, 50 por cento de cobertura do 4G em São Paulo, até 31 de dezembro. A cobertura 4G da Oi em São Paulo abrange 73 por cento da área urbana da cidade.

"Trata-se de uma tecnologia não tão popular como o 3G, tanto em custo do aparelho como do serviço", disse Guenzburger. "Não é uma tecnologia que vai se massificar nos próximos meses, pega mais o topo da pirâmide", disse, sem dar estimativas de crescimento da base de clientes da Oi com a chegada do 4G em São Paulo.

Com 14 modelos de smartphones compatíveis com a tecnologia, a Oi oferece aparelhos com preços a 899 reais. Até o fim de novembro haverá quatro novos modelos, totalizando 18 smartphones compatíveis com a rede de quarta geração.

A operadora também lançou os novos modelos de iPhones, da Apple, com preços a partir de 1,999 mil reais para o iPhone 5C, e de 2,799 mil reais para o iPhone 5S. Os clientes que adquirirem um dos dois modelos poderão se conectar às redes 4G e 3G, desde que tenham planos compatíveis.

Acompanhe tudo sobre:3G4GBrasil Telecomcidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasINFOMetrópoles globaisOiOperadoras de celularsao-pauloServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelemar

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos