Tecnologia

Samsung lançará smartphone com Tizen, em vez de Android

Um executivo da Samsung afirmou que a empresa anunciará no primeiro semestre de 2014 um smartphone com o sistema Tizen, em vez de Android


	A Samsung irá lançar um smartphone usando o Tizen, seu sistema operacional próprio, ao invés do Android
 (Divulgação)

A Samsung irá lançar um smartphone usando o Tizen, seu sistema operacional próprio, ao invés do Android (Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 16 de abril de 2014 às 13h54.

São Paulo – A Samsung confirmou que irá lançar smartphones usando o sistema Tizen ainda este ano. O sistema operacional desenvolvido pela própria Samsung irá tomar o lugar do Android, principal usado pela empresa em seus smartphones.

A informação foi confirmada por um executivo da Samsung à agência de notícias Reuters. A ideia é anunciar o aparelho ainda no primeiro semestre de 2014. O gadget deve ser um smartphone de alto padrão, capaz de disputar espaço com os principais concorrentes que usam Android. Ironicamente, o principal deles é o Galaxy S5, da própria Samsung.

O Tizen é um sistema desenvolvido usando elementos baseados no Android. A Samsung trabalhou com o Google para licenciar essas similaridades. Ao mesmo tempo, ele serve para dar mais autonomia à Samsung, que vinha muito dependente do Android.

Na entrevista à Reuters, o executivo Yoon Han-kil, disse que a empresa irá considerar o novo sistema um sucesso caso ele esteja presente em 15% dos produtos vendidos. Além de um smartphone topo de linha, a empresa pretende usar o Tizen em mais um produto de capacidade média, que deve ser lançado mais próximo ao final do ano.

A Samsung já adotou o Tizen em detrimento do Android para seus relógios inteligentes. Uma das novidades no anúncio da segunda geração do Galaxy Gear (e do lançamento do Galaxy Fit) era a troca de sistema operacional.

Yoon ainda disse na entrevista que a Samsung pretende lançar mais relógios inteligentes, agora usando Android, ainda neste ano.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyGalaxy GearGalaxy S8GoogleIndústria eletroeletrônicaRelógios inteligentesSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos