Tecnologia

Samsung lança o Galaxy Alpha, com design que lembra o iPhone

Com bordas retas e arestas chanfradas, o novo smartphone Galaxy Alpha lembra o iPhone quando visto de frente

Galaxy Alpha: o smartphone pode chegar ao Brasil em outubro (Divulgação)

Galaxy Alpha: o smartphone pode chegar ao Brasil em outubro (Divulgação)

share
Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 13 de agosto de 2014 às 11h57.

São Paulo -- Depois de passar anos ouvindo alguns críticos dizerem que seus smartphones têm jeito de plástico barato, a Samsung apresentou um aparelho com laterais metálicas, o Galaxy Alpha.

Com bordas retas e arestas chanfradas, o Galaxy Alpha lembra o iPhone quando visto de frente. Ele tem tela de 4,7 polegadas, mesmo tamanho de um dos modelos esperados do iPhone 6.

Já a traseira do Galaxy Alpha traz o design característico da Samsung. É feita de plástico com textura. Esse é um dos modelos mais fininhos da linha Galaxy até agora, com apenas 6,7 milímetros de espessura. Mas, diferentemente do Galaxy S5, o Alpha não parece ser resistente à água.

Apesar de o nome sugerir um aparelho de topo de linha, o Alpha é um smartphone intermediário, sem a tela full HD encontrada no S5 e no Galaxy Note 3. No Alpha, a tela tem resolução HD básica (720p). O smartphone tem câmera traseira de 12 megapixels e frontal de 2,1 megapixels.

Como o Galaxy S5, o Alpha tem leitor de impressões digitais embutido no botão Home. É aquele tipo de sensor que exige que a pessoa deslize o dedo para que a leitura seja feita. Não é tão prático como o Touch ID da Apple, que requer apenas que o dedo seja apoiado no botão.

O Alpha tem capacidade de 32 gigabytes e, diferentemente do Galaxy S5, não permite que ela seja expandida com um cartão microSD. A Samsung não diz qual é o processador desse smartphone, mas diz que é um chip de oito núcleos.

O sistema operacional é o Android 4.4.4 (KitKat) com as modificações e acréscimos habituais da Samsung. 

O Galaxy Alpha deve começar a ser vendido na Europa e em outras regiões no início de setembro. Rumores indicam que a chegada ao Brasil será em outubro, mas a assessoria de imprensa da Samsung, consultada por EXAME.com, não confirmou a data.

O preço não foi divulgado, mas esperamos que o Alpha custe um pouco menos que o Galaxy S5.

É interessante observar que o novo design que a Samsung está estreando no Alpha poderá ser usado também em outros produtos, começando pelo Galaxy Note 4, que será apresentado em 3 de setembro.

Fotos descritas como sendo do Note 4 mostram um smartphone que parece ser uma versão ampliada do Galaxy Alpha (o Note 4 deve ter tela de 5,7 polegadas).

Este é um vídeo da Samsung sobre o Galaxy Alpha:

//www.youtube.com/embed/u8OZoyHvX78?rel=0

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyGoogleIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos