Tecnologia

Samsung apresenta nova linha de smart TVs no Brasil

Televisores da linha Neo QLED chegarão ao país com tecnologia mini-LED e serão anunciados em evento online da companhia sul-coreana

Neo QLED: linha de TVs tem tecnologia mini-LED (Samsung/Divulgação)

Neo QLED: linha de TVs tem tecnologia mini-LED (Samsung/Divulgação)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 6 de maio de 2021 às 06h45.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A sul-coreana Samsung vai apresentar hoje sua nova linha de smart TVs para o mercado brasileiro. Em evento online com o mesmo nome adotado no anúncio global de televisores em janeiro, a companhia deve revelar modelos e preços dos aparelhos com resolução 4K e 8K no Brasil. A empresa lidera o mercado global de televisores há 15 anos consecutivos, segundo a consultoria Omdia (empresa de análise criada em 2020 com a combinação de Ovum, IHS Markit Technology, Tractica e Heavy Reading). 

A principal linha de televisores da Samsung em 2021 é a Neo QLED, que tem como inovação o uso da tecnologia chamada mini-LED. Diferentemente de painéis com iluminação traseira de LED, as telas dos televisores dessa linha possuem iluminação por pequenas zonas. 

Com isso, há melhoria de brilho e contraste de imagens, um avanço especialmente perceptível em cenas escuras, onde as nuances de preto e cinza ficam mais nítidas. A novidade é combinada com a tecnologia de HDR, que tem finalidade similar e já estava presente em televisores da marca. Vale notar que Neo QLED é uma categoria acima da QLED, que já era topo de linha. A família QLED será mantida em 2021, mas ela não contará com a nova tecnologia de mini-LED.

Os aparelhos Neo QLED farão frente aos televisores da concorrente LG, que comercializa e lidera globalmente o nicho específico de TVs com tecnologia OLED. Com implementação tecnológica diferente, a empresa utiliza materiais orgânicos no painel para ter pixels que têm luzes próprias. Esse tipo de tela é parecido com as telas usadas em smartphones atuais. Com a tecnologia mini-LED, a Samsung passa a competir em pé de igualdade com os painéis OLED.

No evento First Look realizado em janeiro, a companhia também apresentou a linha de televisores Crystal (nome que vem do processador dos aparelhos). Inicialmente apresentada no ano passado, a linha de 2021 chega com um recurso de som que utiliza diferentes alto-falantes de acordo com a fonte de emissão sonora de uma imagem. Se estiver no topo, o som virá de cima. Se estiver na parte inferior, o som virá da parte de baixo. 

A linha The Frame, voltada ao segmento de decoração e arquitetura, também foi renovada globalmente em janeiro.

The Frame Lifestyle 1

(Samsung/Divulgação)

Com apelo menos tecnológico e orientado à arte, o televisor que mostra obras de arte quando está desligado ficou 50% mais fino do que a versão de 2020.

O Premiere é uma aposta da Samsung na TV do futuro, que não é exatamente uma TV. O Premiere é um projetor que exibe imagens com resolução 4K e de tamanho equivalente ao de uma tela de 130 polegadas.

Todos esses produtos tiveram lançamentos confirmados pela Samsung no Brasil no começo do ano e devem chegar ao mercado a partir de hoje. O evento online de apresentação de novos televisores será realizado a partir das 11h.

Como o novo iPhone e o leilão do 5G afetam a bolsa? Entenda assinando a EXAME

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeSamsungSmart TVsTV 4K

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos