Tecnologia

Review: Zenwatch 3 é relógio inteligente básico e estiloso

Smartwatch da Asus funciona bem, apesar de não ter alguns recursos; veja nossa análise

 (Lucas Agrela/Site Exame)

(Lucas Agrela/Site Exame)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 05h55.

Última atualização em 20 de fevereiro de 2017 às 09h30.

logo-infolab

São Paulo – O ZenWatch 3 é o primeiro relógio inteligente que a Asus lançou no Brasil. O aparelho se destaca pelo seu design, que o torna muito parecido com um relógio comum, apesar de ter recursos tecnológicos. Seu preço sugerido é de 1.999 reais.

Design

O aparelho tem pulseira feita em couro legítimo, que se ajusta facilmente ao pulso do usuário. A tela circular não gera nenhum desconforto durante o uso no dia a dia, ao contrário do que acontecem com algumas telas retangulares. O acabamento da caixa do relógio é impecável, o que reforça a beleza do produto.

Além da tela sensível ao toque, há três botões para interagir com o sistema: um para o menu, um para ligar o modo avião e outro para configurar rapidamente um novo exercício. Como acontece com alguns smartphones da Asus, o software conta com traduções não muito precisas. Um exercício de agachamento, por exemplo, é chamado no Android Wear customizado da fabricante de "sentar-se".

O aparelho é resistente à água e à poeira, segundo a certificação IP67. Ele não é um relógio para natação, mas tem proteção para que você possa, por exemplo, lavar louça sem se preocupar. Basicamente, é um recurso que minimiza problemas que podem acontecer no dia a dia.

Usabilidade

O Zenwatch 3 é bem bonito, mas faltam nele recursos tecnológicos importantes. Ele leva as notificações para o pulso do usuário e o Zenfit, o app que agrega todas as suas atividades físicas e até o seu tempo de sono, também é ótimo.

O que os concorrentes têm que o relógio da Asus não tem é GPS, para monitorar suas corridas na rua, e monitor de batimentos cardíacos. Um exemplo de rival com esses recursos é o Samsung Gear S3 Frontier.

O gadget da Asus tem contador de passos e é tão preciso quanto a maioria dos concorrentes. Ou seja, sempre conta para mais a sua movimentação ou quilometragem percorrida. Ainda assim, é muito bom poder correr sem precisar estar com o celular no bolso, seja em uma esteira ou em um parque ou rua.

O sistema Android Wear já está mais maduro em relação à época em que foi lançado, em 2014. Ficou claro agora que o software serve prioritariamente para consultar dados de apps sem precisar pegar o smartphone do bolso. Rodar aplicativos diretamente no relógio não é uma ideia muito boa. Quase não existem apps úteis independentes do relógio e o hardware simples dos smartwatches deixam o desempenho a desejar.

O que dá pra fazer de bom nele? Ler manchetes de notícias, consultar a agenda de compromissos, olhar seus dados de movimentação, fazer pesquisas no Google usando sua voz, visualizar mensagens recebidas no WhatsApp/Messenger/Hangouts/Slack/Twitter e ditar notas que são salvas no Google Keep. Isso tudo certamente justifica a compra de um relógio inteligente como o Zenwatch 3, especialmente para os apaixonados por tecnologia.

Bateria

A bateria do Zenwatch 3 poderia ser melhor. Deixando a tela sempre ligada com pouca iluminação, a bateria do aparelho durou o suficiente para um dia de uso.

O carregador tem um padrão de conexão proprietário, o que nos obriga a tê-lo sempre em mãos em viagens ou dias de uso intenso. Em uso leve, a bateria pode durar até um dia e meio, mas você não pode passar muito tempo com a tela ligada ou vai faltar energia.

Vale a pena?

O Zenwatch 3 é um relógio mais bonito do que inteligente. Ele tem um visual refinado sem igual. No entanto, a falta de recursos tecnológicos pode fazer o consumidor escolher outro relógio. Mas é claro que se a beleza e fidelidade à marca forem os principais itens considerados na compra, certamente o aparelho vale a pena.

Avaliação

7.9/10

Prós: Excelente design, tela de boa qualidade, tem IP67 e útil para ver notificações do celular .
Contras: Compatível apenas com smartphones Android, faltam recursos tecnológicos.

Ficha técnica

Tela: 1,39” (400 x 400 pixels)
Chipset: Qualcomm Snapdragon Wear 2100 quad-core
RAM: 512 MB
Armazenamento: 4 GB
Conexões: Bluetooth 4.1, Wi-Fi 802.11b/g/n 2.4GHz
Proteção: Resistente à água e à poeira (IP67)
Bateria: Até 1 dia e meio de uso moderado

Acompanhe tudo sobre:AndroidAsusRelógiosReviews

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos