Tecnologia

Review: Zenfone 3 Max une baixo custo e longa duração de bateria

Gadget tem câmeras de 16 MP e 8 MP, além de uma bateria com capacidade de 4.100 mAh

 (Lucas Agrela/Site Exame)

(Lucas Agrela/Site Exame)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 17 de janeiro de 2017 às 12h55.

logo-infolab

São Paulo – O Zenfone 3 Max é um dos vários integrantes da linha Zenfone 3, da Asus. Seu diferencial é a sua bateria de 4.100 mAh, uma das maiores capacidades do mercado de smartphones atualmente. O aparelho tem duas versões: uma de 999 reais e outra de 1.199 reais.

A edição mais barata tem configuração de hardware mais fraca. Ela tem 16 GB de armazenamento, processador MediaTek, e câmeras de 13 MP e 5 MP. Já a edição mais sofisticada, que foi usada neste review, tem 32 GB de espaço interno, processador Qualcomm e câmeras de 16 MP e 8 MP. Vale notar que o smartphone testado no INFOlab tinha 3 GB de memória RAM e é raro encontrá-lo no mercado atualmente. O mais comum é a versão com 2 GB. Confira a análise a seguir.

Design

O visual do Zenfone 3 Max lembra levemente o do iPhone 6s. Ele tem linhas de design para acomodar antenas tanto na parte de cima quanto na de baixo. A parte traseira do produto também é marcada pela presença do sensor de impressões digitais, posicionado logo abaixo da câmera.

As laterais do aparelho são curvadas e permitem que ele se encaixe ergonomicamente na sua mão durante o uso. Ao mesmo tempo, a boa qualidade do acabamento do produto passam a impressão de um smartphone sofisticado.

Os botões do aparelho são capacitivos, ou seja, aqueles que são sensíveis ao toque e ficam logo abaixo da tela – e não na própria tela.

O display tem resolução Full HD e tamanho de 5,5 polegadas. As laterais da tela são bem finas, o que ajudam o aparelho como um todo parecer menor, ao mesmo tempo que oferece uma imagem de qualidade no tamanho certo para o uso de aplicativos.

Bateria

A bateria é o item mais promovido no Zenfone 3 Max. De fato, ela apresentou bons resultados nos testes padronizados que realizamos no INFOlab. Ele não foi o melhor nesse quesito, até por uma limitação de valor dos componentes dado o – relativo – baixo do produto.

O aparelho obteve 12 horas de uso com uma única carga. O resultado foi bem próximo do obtido pelo Galaxy J5 Metal, da Samsung, e do LG X-Power, o que coloca os três aparelhos em concorrência.

Câmeras

As fotos do Zenfone 3 Max são capturadas com sensores de 16 MP e 8 MP (presentes nas câmeras traseira e frontal, respectivamente).

A qualidade das imagens feitas com a câmera principal pode ser considerada boa para a categoria do smartphone. As fotos ficaram parecidas com as que foram tiradas com o Galaxy J5 Metal. A câmera não tem o poder de detalhar cenas como o do Galaxy S7 edge ou de fazer retratos incríveis como o iPhone 7 Plus, mas ela está acima da média para um produto de 1.199 reais.

Há uma série de efeitos no aplicativo da câmera que dão visuais diferentes para as suas fotos. O HDR é um recurso que vale a pena ser ligado em retratos ou em cenas de paisagens estáticas.

Nas selfies, a qualidade das imagens é boa e há uma série de recursos de embelezamento. O recurso mais legal é a forma prática de ligar o temporizador: basta clicar no ícone de captura da foto e arrastá-lo para cima.

Os vídeos podem ser gravados com resolução Full HD a 30 fps com qualquer uma das câmeras.

Configuração

O Zenfone 3 Max tem configuração de aparelho intermediário. Portanto, ele tem o processador da Qualcomm idealizado para essa categoria: o Snapdragon 430. Aliado a ele, há 2 GB de memória RAM e a GPU Adreno 505.

Esse conjunto faz o smartphone funcionar bem para o uso de redes sociais, WhatsApp, câmeras e rede celular 4G.

O sensor de impressões digitais presente no Max é veloz e preciso para o desbloqueio seguro da tela.

Nos testes de performance, os benchmarks, o aparelho se saiu bem, apresentando resultados similares aos da concorrência, ou até mesmo superiores.

BenchmarksZenfone 3 MaxQuantum FlyMoto G4Galaxy J5 Metal
AnTuTu28069868184619927834
Basemark OS II8661715292603
Geekbench 42060438329701276
Vellamo2454332327932055

Sistema

O sistema Android da Asus é personalizado. Ou seja, a fabricante colocou um monte de recursos nele que não existem no Android concebido pelo Google – muito admirado por entusiastas de smartphones.

O sensor de impressões digitais, por exemplo, pode ser configurado para atender chamadas de voz ou mesmo acionar a câmera.

Há uma série de aplicativos pré-instalados, sim, nesse produto. O lado bom é que a grande maioria pode ser apagada ou desativada. Dá para tirar até o app de telefone.

Apesar de ter potencial para desagradar os consumidores fãs do Android puro, os recursos e aplicativos que a Asus coloca em seus smartphones pode ser uma maneira de redescobrir o seu aparelho a cada dia. Vale a pena explorar as opções que a fabricante oferece e eliminar as que não forem do seu interesse. No geral, a ZenUI pode amplificar o uso do seu Zenfone.

O único ponto negativo da interface pode ser importante para o usuário: há erros de tradução do sistema quando o usamos em português. O melhor é usar o sistema em inglês.

Vale a pena?

O Zenfone 3 Max é um smartphone de muitos talentos para a sua faixa de preço. Ele pode ser considerado um dos melhores aparelhos da sua categoria, especialmente no quesito design. Portanto, a Asus conseguiu criar um sucessor ainda melhor ao bem-sucedido Zenfone 2 de 2015. A escolha do consumidor, é claro, também pode ser afetada pelo sistema do produto, que, por questão de gosto, o software do Zenfone 3 Max pode não ser muito bem aceito.

Avaliação

8.0/10

Prós: Longa duração de bateria, app de câmera cheio de recursos, fotos de qualidade razoável, ótimo design.
Contras: Android personalizado e erros de tradução pode desagradar.

Ficha técnica

Sistema operacional: Android Marshmallow 6.0
Processador: Qualcomm Snapdragon 430
CPU: Octa-core 1.4 GHz Cortex-A53
GPU: Adreno 505
RAM: 3 GB
Armazenamento: 32 GB + microSD de até 256 GB
Conexões: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.1
Tela: 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels)
Peso: 175 gramas
Bateria: 4.100 mAh
Câmeras: 16 megapixels e 8 megapixels
Preço: 1.199 reais

 

Acompanhe tudo sobre:AndroidAsusCelularesReviewsSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos