Tecnologia

Galaxy Z Flip 3: chegou a hora de ser flexível? 

O smartphone da Samsung é da terceira geração de dispositivos com telas dobráveis. Mais maduro e robusto, o aparelho é um concorrente de peso no mercado de celulares; leia teste

Galaxy Z Flip 3: smartphone da Samsung tem tela que se dobra ao meio (Lucas Agrela/Exame)

Galaxy Z Flip 3: smartphone da Samsung tem tela que se dobra ao meio (Lucas Agrela/Exame)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 11h00.

O Galaxy Z Flip 3 é o smartphone com tela dobrável mais novo da Samsung. O aparelho é a principal aposta para as vendas no quarto trimestre, o mais importante em volume de vendas para o ramo de celulares. Além disso, o período será marcado pela chegada da nova geração do rival iPhone, que ainda hoje nunca teve um display dobrável. 

O Z Flip 3 já é da terceira geração de celulares com telas dobráveis da Samsung. O aparelho agora ficou muito mais robusto e passou a ser resistente à água. Leia o review do smartphone da Samsung a seguir.

Cansaço? Estafa? Burnout? Faça da pandemia uma oportunidade de reset mental

Samsung Galaxy Z Flip 3

(Lucas Agrela/Exame)

Design

O grande destaque do Z Flip 3 é a sua tela de 6’7 polegadas, que se dobra ao meio. Ela tem resolução de 1080x2640 pixels. Mas, além dela, o celular tem uma segunda tela, que fica na sua parte traseira e é utilizável quando estamos com o produto fechado.

Samsung Galaxy Z Flip 3

(Lucas Agrela/Exame)

A telinha tem 1,9 polegada e resolução de 260x512 pixels. Não é uma tela para ver vídeos nem nada que seja complexo. Ela permite ver rapidamente seus e-mails,mensagens, horário ou simplesmente trocar de música.

Samsung Galaxy Z Flip 3

(Lucas Agrela/Exame)

Além de oferecer benefícios de usabilidade, a tela do Brasil também é muito útil na hora de guardar o aparelho. É muito fácil até mesmo se esquecer de que você está com ele no bolso. A solução é uma saída elegante para o crescente tamanho dos displays de celulares nos últimos anos. 

A dobradiça do aparelho é bastante sólida na parte traseira. A dobra no display é quase imperceptível. O smartphone passa uma sensação de robustez muito maior do que nas gerações passadas, o que ajuda aumentar o nível de confiança em relação a esse tipo de produto.

Samsung Galaxy Z Flip 3

Alguns aplicativos como YouTube já estão adaptados a visualização em dois compartimentos diferentes da tela. Na parte de baixo, você pode ver os comentários ou a descrição do vídeo enquanto na parte de cima você pode ver, de fato, o vídeo.

Configuração 

O aparelho tem processador Snapdragon 888 octa-core, que é compatível com a rede de internet 5G. Além disso, ele tem 128 ou 256 GB de espaço na memória e 8 GB de RAM. 

Em testes de benchmarks, aplicativos que medem o desempenho de dispositivos móveis simulando rotinas de uso comuns, o aparelho se destacou em todos os quesitos. Ou seja, ele é, de fato, um dos melhores smartphones do mercado na atualidade.

BenchmarckResultado
Geekbench 5 (desempenho geral) 3.296 (multi-core)
PCMark 7 (desempenho geral)12.085
Basemark GPU (desempenho para games)Open GL ES 3.1 (medium): 7.762Vulkan 10 (medium): 7.661
A1 SD bench (velocidade de leitura e escrita de dados na memória)Leitura: 799,1 MB/s Escrita: 273,6 MB/s (armazenamento) 31.229,3 MB/s (RAM) 
AI Benchmark (desempenho para algoritmos com inteligência artificial)191,6 (performance excelente)

Bateria

A bateria do smartphone se mostrou bastante durável com apenas uma única carga. Em nossos testes, feitos com reprodução de vídeos com brilho de tela no máximo Wi-Fi e Bluetooth ligados, a bateria do produto durou 13 horas e meia, o que é uma das melhores médias obtidas no último ano nos testes da EXAME.

Samsung Galaxy Z Flip 3

(Lucas Agrela/Exame)

Conectado a uma tomada com o carregador do Galaxy S 20 Ultra, a carga subiu 8% em cinco minutos e 21% em 15 minutos. Vale lembrar que o smartphone não tem carregador na caixa.

Fotos

A câmera traseira do Z Flip 3 é dupla. Ambas capturam imagens de 12 megapixels, sendo uma delas com amplitude comum, de cerca de 80 graus, enquanto a segunda é ultra-wide, o que permite a captura de fotos com amplitude de cerca de 120 graus, como em uma câmera de ação GoPro. 

Com abertura de f/1.8, a câmera principal é a melhor para capturar fotos em ambientes parcialmente escuros ou iluminados com luz artificial. 

Por outro lado, a ultra-wide é mais recomendável para o uso em situações externas, uma vez que sua abertura é de f/2.4. 

Para filmagens, o smartphone pode capturar cenas em resolução 4K com até 60 quadros por segundo, além de permitir a captura de vídeos em câmera lenta em Full HD com 240 quadros por segundo. 

A câmera principal também permite zoom de até 10x, uma situação de uso na qual é recomendado o uso de um tripé para manter a qualidade da fotografia. O zoom de 2x pode ser o mais útil em situações cotidianas para fotografar uma pessoa ou um objeto sem dar muita ênfase ao cenário. 

A qualidade das fotografias feitas com o Galaxy Z Flip 3 é boa, apresentando baixo nível de ruído e boa definição de detalhes, especialmente sob luz natural. O foco automático também se mostrou ágil e preciso na captura de fotos de pessoas e objetos. Em situações noturnas, o desempenho foi dentro do esperado para a categoria, especialmente quando comparado ao rival Motorola Edge 20 Pro, que não é dobrável, mas também integra o topo de linha do mercado de celulares de 2021. 

A câmera frontal do aparelho tem 10 megapixels e abertura de f/2.4, o que indica um melhor desempenho sob luz natural - mas vale notar que há modo noturno no software dessa câmera. As filmagens podem ser feitas com resolução 4K com 30 quadros por segundo.

Veja as fotografias capturadas com o Galaxy Z Flip 3

Conclusão

O Galaxy Z Flip 3 é um dos dois tipos de smartphones com telas dobráveis atualmente existentes. Enquanto o Fold 3 é o aparelho com tamanho de um tablet pequeno que se dobra para ficar do tamanho de um celular, o Z Flip 3 é um smartphone que se dobra ao meio para ser mais portátil - sem deixar de lado o apelo do estilo. Portanto, o Z Flip 3 é um dispositivo topo de linha da Samsung que conta com o máximo da tecnologia disponível no mercado atual, acomodada em um celular que tem a proposta de ser elegante e transmitir uma aura de inovação. O aparelho é um concorrente à altura para todos smartphones Android do mercado brasileiro e também para os iPhones. A questão da escolha de um celular dobrável, entretanto, se dará mais pelo tipo de experiência que o usuário quer ter: tela grande ou tela pequena e dobrável.

Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:CelularesReviewsSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos