Tecnologia

Galaxy Buds 2: hora de cancelar o barulho

Fones de ouvido da Samsung contam com tecnologia de cancelamento de ruído e bateria que chega a durar até 20 horas; leia teste

Galaxy Buds 2: fones de ouvido têm cancelamento ativo de ruído (Lucas Agrela/Exame)

Galaxy Buds 2: fones de ouvido têm cancelamento ativo de ruído (Lucas Agrela/Exame)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 15h00.

O Galaxy Buds 2 é o mais novo fone de ouvido da Samsung para a era dos fones Bluetooth. O aparelho é compatível com qualquer dispositivo, seja celular, notebook ou TV. Seu principal destaque é a tecnologia de cancelamento de ruído, que reduz a interferência de sons externos na experiência sonora. Leia o review do aparelho a seguir.

A vida está mais complexa, a rotina mais intensa, mas a EXAME Academy pode ajudar a manter a mente em foco

Som

A qualidade sonora do Galaxy Buds 2 é especialmente boa para ouvir músicas com predominância de frequências médias e agudas. Nos graves, o desempenho é beneficiado pelo ambiente sonoro proporcionado pela tecnologia de cancelamento ativo de ruído embutida no aparelho. 

A experiência de apreciação musical teve boa performance na audiência de rock clássico, música clássica, MPB e pop. Para podcasts, o cancelamento de ruído se mostrou especialmente eficiente. Nesse ponto, chega a ser difícil diferenciar o Galaxy Buds 2 do AirPods Pro, da Apple.

Por fim, o Buds 2 pode reproduzir todo o espectro de frequências sonoras captados por ouvidos humanos, desde de graves de 20 Hz até agudos de 20 mil Hz. Ou seja, ele é capaz, virtualmente, de reproduzir qualquer som. 

Usabilidade

O pareamento com o smartphone é simples e prático, como em qualquer fone Bluetooth. Uma vez conectado, o aparelho reproduz todas as mídias e chamadas do celular. Caso você retire os fones das orelhas enquanto estiver ouvindo uma música, a reprodução é automaticamente pausada. 

Os controles por toque nos fones funcionam apenas para pausar e retomar a reprodução de mídia. Não é possível pular para a próxima música ou voltar para a anterior, nem ajustar o volume. Em gerações passadas da linha Buds, a Samsung oferecia esses comandos, que podiam ser confusos para os usuários. A aposta no Buds 2 é na simplicidade e isso funciona bem. 

O encaixe nas orelhas se mostrou confortável e facilmente adaptável a diferentes formatos de orelha devido à sua flexibilidade nas borrachinhas da ponta. Mesmo em longos períodos de uso, o Buds 2 não chegou a gerar incômodo, nem caiu facilmente das orelhas. Em corridas, entretanto, ele pode escorregar devido à umidade do suor do usuário. Mas ajustes periódicos durante essa atividade resolvem o problema sem grande incômodo.

Bateria

A duração de bateria, com carga completa, pode chegar a cerca de cinco horas de uso contínuo. No entanto, o estojo do fone de ouvido funciona como uma bateria portátil e permite recarregá-lo três vezes, oferecendo uma duração total aproximada de 20 horas de uso antes que seja necessário conectar o Buds 2 a uma tomada. 

Galaxy-Buds-2

Galaxy Buds 2: fone de ouvido tem caixa que funciona como carregador (Lucas Agrela/Exame)

Com o cancelamento de ruído desligado, a autonomia total da bateria dos fones sobe para até 29 horas. Ou seja, se a bateria estiver no fim ou se você souber que vai usar os fones por muito tempo, vale desligar o cancelamento de ruído. 

Para situações de necessidade, cinco minutos de carregamento na tomada oferecem até 60 minutos de uso aos fones.

Conclusão 

O Galaxy Buds 2 é um fone de ouvido Bluetooth de ótima qualidade sonora e que se destaca pela tecnologia de cancelamento de ruídos externos. Mesmo quem pensa que não precisa desse tipo de otimização pode ter uma grata surpresa ao notar como ela é capaz de melhorar a experiência sonora mesmo em locais sem muitos ruídos. A autonomia da bateria do aparelho é boa o suficiente para atender à maioria dos usuários que precisam de fones para ir à academia, ouvir músicas no transporte diário ou durante um dia de trabalho. A escolha da compra do Buds 2 pode ser bastante acertada por quem procura um produto para essas situações.

Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Fones de OuvidoReviewsSamsung

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos