Tecnologia

Novo Galaxy Watch 4, da Samsung, mede seu percentual de gordura

O smartwatch analisa a sua composição corporal e informa estimativa do seu percentual de gordura; leia teste

Watch 4: aparelho tem sistema operacional Wear OS, do Google (Samsung/Divulgação)

Watch 4: aparelho tem sistema operacional Wear OS, do Google (Samsung/Divulgação)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 06h00.

O Watch 4 é o relógio mais coeso já lançado pela Samsung até o presente momento. O aparelho usa o sistema do Google para smartwatches, chamado Wear OS, que é bastante intuitivo e tem ótimo visual. O usuário pode facilmente verificar o nível de atividade do seu dia, como o tempo que passou em movimento, quantas horas ficou em pé por alguns minutos e o número de calorias queimadas em exercícios. Leia o review a seguir.

O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy

Usabilidade e recursos

Na configuração de fábrica, o relógio já vem com mais de dez modalidades de exercícios físicos que podem ser rapidamente iniciadas. Quem pratica atividades mais específicas pode fazer o download de novos modos quando o produto estiver pareado com o celular.

Uma das principais novidades é a mensuração do percentual de gordura corporal. O indicador é uma métrica popular entre nutricionistas e médicos para diferenciar a massa magra da massa gorda de um paciente, ou seja, para entender com clareza o que é músculo e o que é gordura.

O relógio mede rapidamente o percentual de gordura corporal do usuário, após uma breve configuração de altura e peso. Basta que o usuário ative a medição e coloque os dedos anular e médio sobre os botões do relógio. Em nossos testes, a medição se mostrou também eficiente quanto à medição da balança Mi Scale Body Composition 2, da Xiaomi. Todos os resultados da mensuração do Watch 4 podem ser vistos detalhadamente no aplicativo Samsung Health, a central digital de saúde da empresa.

O Watch 4 também é capaz de fazer tudo que se espera de um relógio inteligente: ver notificações, mandar mensagens rápidas, consultar a previsão do tempo, verificar o calendário, medir o batimento cardíaco, fazer um eletrocardiograma e medir a qualidade do seu sono (com base na movimentação noturna). Com isso, o aparelho é um rival à altura para qualquer smartwatch, incluindo o líder de mercado Apple Watch. Vale notar que o relógio da Samsung é compatível com todos os smartphones recentes que tenham sistema operacional Android e também com todos os iPhones lançados nos últimos anos.

Bateria

Se a sua preocupação é com a bateria do relógio, não há razões para temer. A bateria do Watch 4 dura, pelo menos, um dia inteiro, e o seu carregador o acompanha na caixa. Em nossos testes, a carga caiu 10% durante uma noite de sono. Foi preciso recarregá-lo somente após um dia e meio de uso.

Conclusão

O Galaxy Watch 4 marca uma nova era dos relógios inteligentes da Samsung e torna a concorrência ainda mais séria no mercado de smartwatches no Brasil e no mundo. O dispositivo se destaca, especialmente, pela medição de gordura corporal, algo normalmente encontrado apenas em consultórios de médicos e nutricionistas ou em balanças inteligentes. O sistema operacional maduro e a combinação de sensores de alta qualidade tornam o relógio uma das melhores opções do mercado na atualidade.

Não perca as últimas tendências do mercado de tecnologia. Assine a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:GalaxyRelógiosRelógios inteligentesSamsung

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos