Tecnologia

Review: caixa Bluetooth da Sony é companhia dentro e fora de casa

Caixa de som Bluetooth SRS-XB30, da Sony, pode ser companhia dentro de casa ou em um churrasco no espaço externo de casa

Caixa Sony: longa duração da bateria é ponto alto da SRS-XB30 (Victor Caputo/Site Exame)

Caixa Sony: longa duração da bateria é ponto alto da SRS-XB30 (Victor Caputo/Site Exame)

share
Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 2 de agosto de 2017 às 05h55.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 05h55.

São Paulo – A Sony SRS-XB30 é uma caixa Bluetooth que merece sua atenção caso você esteja em busca de um novo gadget para ouvir música. O produto alia qualidade de áudio a mimos como resistência à água, iluminação LED e reforço de grave.

Com isso, a SRS-XB30 se apresenta como um produto bastante versátil. Passei alguns dias usando a caixa como minha principal forma de ouvir música dentro de casa. E ela atendeu bem às minhas necessidades. Se a ideia fosse um churrascão na beira da piscina, a resistência à água faria dela uma ótima companhia.

O produto faz parte da linha de áudio da Sony que chegou recentemente ao Brasil. A XB30 é a irmã maior de outros dois produtos: a SRS-XB10 (uma caixa bem pequena e portátil) e da SRS-XB20 (intermediária, mas com alto-falantes menores do que a XB30).

Caixa de som SRS-XB30, da Sony

- (Victor Caputo/Site Exame)

Apesar de ser a maior da linha, a XB30 ainda é compacta o suficiente para que seja levada de um canto a outro. Ela pesa 980 gramas e não ocupa tanto espaço dentro de uma mochila ou sacola.

Um de seus atrativos, a função Extra Bass funciona bem. Com ela ativada, o som não fica abafado como pode acontecer em concorrentes. O reforço de graves deve agradar aos mais chegados a gêneros de peso como hip hop, música eletrônica ou rock.

Para quem quer usar o gadget para festas em casa, ele também pode agradar. A potência do som é suficiente para divertir uma festa pequena. Para mais do que isso, a Sony dá a opção de usar mais de uma caixa simultaneamente por meio da tecnologia Party Chain. As luzes na porção frontal servem também para dar clima à festa.

Falando em bateria, a Sony promete 24 horas de fôlego com a XB30. Nos nossos testes, a caixa aguentou mais do que isso. Foram cerca de 30 horas de uso com as luzes desligadas (o que ajuda a bateria a durar mais).

Caixa de som SRS-XB30, da Sony

- (Victor Caputo/Site Exame)

O visual da caixa Bluetooth é neutro. A frente traz apenas as saídas de som. A parte de cima tem botões de controle de músicas, volume, entre outros. Na traseira, uma tampa protege a entrada de energia, uma porta USB e entrada auxiliar de áudio.

Algo interessante é que o USB serve para carregar a bateria do smartphone. A solução é ótima para quem fica preocupado em gastar a bateria enquanto ouve suas músicas.

Na loja online da Sony, a caixa sai por 899 reais. Uma dica é buscar em comparadores de preço ou outros sites e lojas antes de fechar a compra. Já é possível encontrar preços melhores no varejo.

Avaliação

8/10

Prós: Boa duração de bateria, qualidade de som satisfatória e resistente a água (IPX5).

Contras: Visual poderia ser mais refinado.

Ficha técnica

  • Tamanho do alto falante: 48mm
  • Conectividade: Bluetooth, NFC, entrada auxiliar
Acompanhe tudo sobre:BluetoothCaixas de SomReviewsSony

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos