Tecnologia

Primeiros discos Ultra HD Blu-Ray chegarão até o final do ano

Os discos Ultra HD Blue-Ray terão capacidades de 50, 66 ou 100 GB

Ultra HD Blu-Ray (Creative Commons)

Ultra HD Blu-Ray (Creative Commons)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 16h49.

Os primeiros discos Ultra HD Blu-Ray começarão a chegar ao mercado mundial até o final de 2015. A Blu-Ray Disk Association anunciou nesta semana que vai oferecer licenças de uso do formato a partir do dia 24 de agosto. 

A evolução em relação aos discos Blu-Ray já conhecidos é em termos de resolução de imagem. O Ultra HD Blu-Ray trará vídeos em 4K (3,840 x 2,160) e haverá suporte para alta gama dinâmica (HDR) e para alta velocidade de quadros por segundo (HFR). Com isso, os vídeos poderão ter 60 fps. O áudio será transmitido em 128 Mbps, uma evolução na qualidade sonora do Blu-Ray, cujo som é transmitido a 54 Mbps.

Fora isso, um recurso chamado "digital bridge" (algo como "ponte digital") permitirá que os telespectadores guardem filmes no reprodutor de mídia, para que o uso do disco seja opcional. 

Nesse processo, é criada uma cópia idêntica – e autorizada – do conteúdo para o aparelho. Para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, é possível gerar uma cópia com qualidade inferior (para poupar espaço no gadget).

Os discos Ultra HD Blu-Ray terão capacidades de 50, 66 ou 100 GB para que seja possível guardar os, digitalmente, enormes arquivos de vídeo em 4K. Segundo a associação responsável pelo novo formato, todas as mídias Blu-Ray atuais precisarão ser compartíveis com os novos aparelhos. Ainda não se sabe se os consoles PlayStation 4 e Xbox One poderão reproduzir os novos discos.

Fonte: Engadget

 

Acompanhe tudo sobre:ArteBlu-rayCinemaEntretenimentoINFO

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos