Tecnologia

Primeiro smartphone da Motorola com sistema Android Go chega ao Brasil

Moto E5 Play chega com apps que consomem menos espaço e exigem menos do hardware

 (Lucas Agrela/Site Exame)

(Lucas Agrela/Site Exame)

share
Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 10h00.

Última atualização em 22 de agosto de 2018 às 11h40.

São Paulo – O primeiro smartphone da Motorola com sistema Android Go chega ao Brasil nesta quarta-feira (22). Chamado Moto E5 Play, o dispositivo tem apenas 1 GB de memória, configuração para a qual o sistema móvel do Google é otimizado. Com tela de 5,3 polegadas HD, o aparelho tem preço sugerido de 799 reais e rivaliza com os smartphones equipados com o mesmo software já lançados pela Positivo Tecnologia, Quantum, Alcatel e Multilaser.

O sistema do Google chega com versões menores de todos os principais apps do Google, como YouTube, Gmail e Chrome. Com isso, bem como a ausência de recursos corporativos e do modo picture-in-picture (que permite, por exemplo, ver Netflix enquanto responde uma mensagem em outro app), o software ocupa menos espaço no Moto E5 Play. Enquanto o Android Oreo completo deixaria apenas 9 GB livres para uso em um dispositivo com memória de 16 GB, a versão Go deixa 12 GB livres. Vale notar que há espaço para o uso de cartões microSD, que expandem o armazenamento.

O Google fez também uma otimização de velocidade que deixou a abertura de aplicativos 15% mais veloz do que a do Android Oreo completo.

Com revestimento de plástico, o Moto E5 Play estará disponível nas cores preto e ouro e vem com processador Snapdragon 425 (de 1,4 GHz), um processador de entrada que pode executar apenas tarefas que exigem pouco do produto, como acesso a redes sociais, registro de fotos e vídeos, navegação na web e conversas no WhatsApp.

Moto-E5-Play

(Lucas Agrela)

O acesso ao produto pode ser feito via impressão digital. Pela primeira vez, a Motorola aproveitou o seu logotipo para acomodar o sensor biométrico, na parte traseira. Para fotos, o produto tem sensores de 8 megapixels (principal) e 5 megapixels (frontal). Ambas têm flash e HDR para melhorar a nitidez das imagens.

Por contar com uma memória limitada, o Google anunciou que o smartphone da Motorola virá com o aplicativo Files Go instalado de fábrica. Esse app grátis exclusivo para Android foi criado no ano passado para ajudar os usuários a apagar rapidamente arquivos que estejam ocupando espaço demais ou sejam considerados pelo algoritmo do app como dispensáveis, como capturas de telas e memes de WhatsApp. O aplicativo também conta com um sistema de transferências de arquivos via Wi-Fi entre smartphones, sem usar a internet do usuário.

O smartphone será vendido nas redes de varejo e também no site oficial da Motorola. Apesar de vir com sistema Android Oreo Go, ele não será atualizado para o vindouro Android P, cujz versão Go ocupa 500 MB a menos de espaço na memória.

Recentemente, o Google anunciou que existem mais de 2 bilhões de dispositivos com Android no mundo.

Acompanhe tudo sobre:AndroidMotorolaSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos